Treinamento ?Aprendendo a usar a lousa digital?, será realizado no Auditório da Cidade Universitária Foto: Douglas Smmithy
O curso ‘Aprendendo a Usar a Lousa Digital’, voltado para profissionais da educação, foi realizado no Auditório Cláudio Ulpiano, bloco A da Cidade Universitária de Macaé. A turma 1 teve aula na terça-feira (28), das 9h30 às 10h30, e a turma 2, das 14h30 às 15h30. A roda de conversa ‘Linguagem na Perspectiva Discursiva’, com a Mestra em Educação Cecília Maria Aldigueri, ocorreu na quarta-feira (29), das 9h às 12h, no Auditório Marielle Franco, bloco D da Cidade Universitária de Macaé.
O curso presencial e online ‘Mediação de Conflitos em Ambientes Escolares’, com 40 horas presenciais e 30 horas online, foi direcionado para diretores, orientadores pedagógicos, educacionais, supervisores e professores de unidades escolares. O primeiro encontro presencial ocorreu no dia 4 de junho (terça-feira), das 8h às 12h, no Auditório Cláudio Ulpiano, bloco A da Cidade Universitária, com conclusão prevista para 12 de novembro.
A formação ‘Critérios Avaliativos para Produção Textual no 9º Ano’ destinou-se a professores de Língua Portuguesa, com carga horária total de 4 horas. As aulas da turma 1 foram realizadas no dia 5 de junho (quarta-feira), das 15h às 17h, além de duas horas de atividades assíncronas.
O curso ‘Imersão na Pesquisa Científica’, em sua terceira edição, ocorreu no Nupem/UFRJ, no bairro de São José do Barreto. Com carga horária de 30 horas por semestre, as aulas foram ministradas semanalmente, com dias e horários variando conforme cada professor orientador.
‘Mentes em Ação: Saúde Mental e Cinema’, mediado pelo Doutor em Psicologia Joelson Rodrigues e pela Doutora em Saúde Coletiva Karla Santa Cruz, foi direcionado a auxiliares de serviços escolares, professores e diretores. Este curso remoto, com duração de 20 horas, teve aulas às segundas-feiras, das 19h às 21h30, culminando em 1º de julho com o filme "Princesa Mononoke".
O curso ‘Relendo Macaé’, iniciado em 17 de abril e encerrado em 18 de setembro, foi ministrado pelo Mestre e Doutorando em Educação Marcelo Abreu. Esta formação online, com atividades complementares e carga horária de 30 horas, contou com aulas às quartas-feiras, das 9h às 11h, além de atividades assíncronas mensais.
A partir de agosto, o Doutor em Educação Douglas Rodrigues ministrou o curso online ‘Os Indícios Mediadores da Prática Pedagógica nos (Des)encontros em uma Escola de Favela’. Com carga horária de 40 horas, as aulas ocorreram às terças-feiras, das 18h30 às 21h, de 6 de agosto a 5 de novembro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.