As doses da vacina estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e nas Estratégias Saúde da FamíliaFoto: Ilustração
Macaé inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite
Programa Municipal de Imunização lança ação para proteger crianças contra a paralisia infantil
Macaé - A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Programa Municipal de Imunização, deu início nesta segunda-feira (27) à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que se estenderá até o dia 14 de junho. O Dia D de mobilização está agendado para oito de junho.
As doses da vacina estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e nas Estratégias Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, visando atender crianças a partir de dois meses até menores de cinco anos.
A gerente do Programa de Imunização, Samyra Mayer, esclarece que a vacina oral (dose extra) destina-se a crianças de um ano a menores de cinco anos, enquanto a atualização da caderneta é voltada para crianças de dois meses a menores de um ano que possuem esquema incompleto com a vacina injetável.
Ela enfatiza que a campanha é essencial para reduzir o risco de reintrodução da doença no Brasil, país que a considerava erradicada desde 1994. A ampliação da cobertura vacinal é a melhor estratégia para manter esse status.
Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão de vacinação e o documento de identidade da criança ou o Cartão do SUS.
A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus. Pode infectar crianças e adultos através do contato direto com fezes ou secreções de pessoas infectadas, podendo ou não causar paralisia. Nos casos graves, afeta principalmente os membros inferiores, levando à fraqueza muscular e, em alguns casos, à paralisia.
A transmissão ocorre principalmente pelo contato direto pessoa a pessoa, através da via fecal-oral, ou por objetos, alimentos e água contaminados. A vacinação é fundamental para prevenir a propagação da doença e proteger a população infantil.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.