População deve ficar atenta a golpes aplicados por falsos servidores da Secretaria de AmbienteFoto: Ilustração

Macaé - A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade emitiu um alerta à população sobre um golpe praticado por indivíduos que se passam por servidores do órgão. Os criminosos utilizam e-mail, telefone e WhatsApp para enviar mensagens fraudulentas, tentando enganar cidadãos com falsas solicitações.
Embora a Secretaria possa entrar em contato com o público por esses mesmos meios, é fundamental estar atento a sinais de possíveis fraudes. Entre os indícios mais comuns estão mensagens com tom de urgência ou ameaças, pedidos de informações pessoais ou financeiras e links suspeitos.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, recomenda-se sempre verificar a autenticidade da comunicação, entrando em contato pelos canais oficiais da Secretaria. Em nenhuma circunstância devem ser fornecidos dados pessoais ou bancários sem a devida confirmação. Caso receba uma mensagem suspeita, o ideal é reportar imediatamente às autoridades competentes.
A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade reforça que dúvidas podem ser esclarecidas presencialmente na sede, localizada na Rua Otávio Laurindo de Azevedo, 960, Praia Campista. Contatos também podem ser feitos pelo telefone (22) 2796-1380 ou pelo e-mail sema@macae.rj.gov.br.