Procon e Enel ajudam vítimas de falta de energia em MagéDivulgação
As rajadas de vento, que chegaram a 50 km/h, danificaram a rede elétrica em várias regiões, resultando em quedas de energia que afetaram residências, comércios, hospitais e escolas. Desde então, muitos de moradores têm procurado o Procon para relatar perdas de alimentos e medicamentos, danos a eletrodomésticos e prejuízos no funcionamento de empresas locais.
O diretor geral do Procon de Magé, Victor Figueiredo, destacou a importância de unir esforços para minimizar os prejuízos à população.
Ressarcimento e Compensação
Segundo as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor, os usuários que tiveram prejuízos materiais devido à interrupção do serviço têm direito a ressarcimento. Os consumidores que tiveram eletrodomésticos danificados pela oscilação de energia, por exemplo, podem solicitar a análise e eventual indenização por parte da concessionária.
A empreendedora Simone de Paula Luzes, de Piabetá, estava se preparando para entregar mil salgados para uma festa já com contrato assinado. Resultado: todos os camarões que iam nos salgados estragaram, juntos com os outros que continham carne moída, presunto e outros alimentos perecíveis.
Para muitas pessoas, a interrupção do serviço causou não apenas transtornos, mas também prejuízos financeiros. O comerciante João Mendes, proprietário de uma pequena mercearia no bairro Novo Horizonte, explica que ficou sem energia por mais de quatro dias, o que comprometeu parte de seus produtos.
Ele procurou o Procon e a Enel para registrar seu caso e buscar compensação pelos prejuízos.
Orientações aos Consumidores
O Procon orienta que todos os consumidores que tiveram prejuízos registrem seus casos.
Em caso de dúvidas, a população pode buscar mais informações diretamente nos postos de atendimento emergenciais do Procon e da Enel. As autoridades reforçam que o esforço conjunto visa garantir que todos os consumidores afetados recebam o suporte necessário até a normalização completa dos serviços.
A força-tarefa do Procon e da Enel representa uma resposta coordenada para mitigar os efeitos da interrupção de energia em Magé. Com a mobilização de equipes de atendimento e técnicos em campo, o objetivo é restaurar o serviço de forma segura e compensar adequadamente as perdas dos consumidores.
A Prefeitura de Magé destacou a importância da união entre instituições para enfrentar situações de emergência e afirmou que seguirá monitorando o processo para que todas as medidas necessárias sejam tomadas.
Endereços:
Prefeitura de Magé - Térreo
Piabetá: Rodoviária localizado no Espaço Governo + Amor por Você
Segunda à sexta de 9h às 17h.
As reclamações podem ser realizadas por nosso e-mail institucional.
Procon@mage.rj.gov.br
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