De acordo com o New York Post , a confusão no aeroporto aconteceu quando o homem deixou a área destinada aos passageiros para usar o banheiro e, quando retornou, estranhou o fato de que todas as pessoas tinham sumido do local.
Enquanto tentava encontrar o local de embarque para sua conexão para Madri, o espanhol ainda teria apertado um botão que abriu as portas de emergência, permitindo com que ele tivesse acesso a uma área restrita para passageiros que já haviam sido liberados pela segurança do local.
A ação resultou na evacuação total de um dos terminais do aeroporto e na evacuação parcial do outro, afetando cerca de cinco mil passageiros . A polícia não divulgou a identidade do turista , mas informou que ele tem por volta de 20 anos e tinha acabado de chegar de Bangkok, capital tailandesa.
O espanhol foi detido e questionado pelos policiais, porém, não deve sofrer nenhuma consequência, já que o incidente teria sido apenas uma confusão, informou o porta-voz do Aeroporto de Munique, Robert Wilhelm, ao jornal New York Post.