O ritmo acelerado de contágios provocou uma escassez generalizada de cilindros de oxigênio, medicamentos e leitos de hospital no país
O ritmo acelerado de contágios provocou uma escassez generalizada de cilindros de oxigênio, medicamentos e leitos de hospital no paísReprodução
Por AFP
A Índia, com 1,3 bilhão de habitantes, ampliou no sábado o programa de vacinação para todos os adultos, mas muitos estados sofrem com a falta de doses, apesar da suspensão das exportações dos fármacos.
Durante o fim de semana foram registradas longas filas nos centros de imunização das cidades de todo o país, com pessoas desesperadas para receber a vacina contra uma doença que provocou o colapso de hospitais, cemitérios e crematórios.
Publicidade
"Chegamos cedo para receber a vacina", declarou Megha Srivastava, 35 anos, em uma clínica particular da capital Nova Délhi. "Agora é uma necessidade. Estamos vendo que muitas pessoas testam positivo", completou.
As redes sociais estão repletas de pedidos desesperados de pessoas em busca de cilindros de oxigênio, medicamentos e leitos de hospital. O ritmo acelerado de contágios provoca uma escassez generalizada no país.
Publicidade
A Índia informou neste domingo que registrou mais de 392 mil novos casos e quase 3.700 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas. Diante da situação crítica, vários países, como Estados Unidos, Reino Unido e França, enviaram vacinas, máscaras e concentradores de oxigênio.
Um avião com 28 toneladas de equipamentos médicos fretado pela França pousou neste domingo em Nova Délhi, onde as autoridades prolongaram o confinamento por uma semana para combater a pandemia.
Publicidade
A França enviou oito grandes geradores de oxigênio medicinal e 28 respiradores. A Alemanha enviou 120 respiradores no sábado e o Reino Unido prometeu enviar outras 1.000 unidades.
O assessor médico da presidência dos Estados Unidos, Anthony Fauci, recomendou a adoção imediata na Índia de um confinamento nacional de várias semanas, mas o governo indiano está indeciso.
Publicidade
Uma lista crescente de países suspendeu ou limitou os voos com a Índia. A Nigéria proibiu neste domingo a entrada de passageiros não nigerianos que estiveram no país, assim como no Brasil e na Turquia, nas últimas duas semanas.
Os sinais de alerta foram registrados em outros países do superpopuloso sul da Ásia. O Sri Lanka contabilizou no sábado um recorde de contágios e as autoridades anunciaram novas restrições de deslocamentos e para algumas atividades.
Publicidade
"Cansados e esgotados"
Os contágios registrados oficialmente em todo o mundo superam 152 milhões.
Publicidade
O Brasil, país mais afetado da América Latina, superou durante a semana a marca de 400.000 mortes por covid-19 - o segundo maior balanço, atrás apenas dos Estados Unidos.
No Canadá, o epicentro da doença está na província de maior população, Ontario, onde a onda de contágios é tão intensa que o governo enviou o exército e a Cruz Vermelha para ajudar os pacientes em estado crítico.
Publicidade
"Estamos no limite", declarou à AFP Farial Faquiry, enfermeira da UTI do hospital Humber River de Toronto. "Estamos cansados e esgotados. Simplesmente esgotados", completou.
Muitos profissionais da saúde estão frustrados com os cidadãos que não seguem as recomendações médicas. "Penso que todos sentimos que a sociedade nos decepcionou um pouco", disse o médico Jamie Spiegelman.
Publicidade
A vacinação no Canadá enfrenta problemas de abastecimento, ao contrário do vizinho Estados Unidos, onde mais da metade da população adulta recebeu pelo menos uma dose dos fármacos anticovid.