A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa EtienneTânia Rêgo/Agência Brasil

Por AFP
Washington - O fim da pandemia de covid-19 permanece "um futuro distante" para a América Latina e o Caribe, declarou nesta quarta-feira (30) a OPAS, o escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A América Latina e o Caribe representam apenas 8% da população mundial, mas respondem por quase um terço das mortes por covid-19 desde que o escritório da OMS na China reportou o aparecimento da doença em dezembro de 2019. E soma mais de um quinto das infecções globais.
Publicidade
"Este vírus atingiu todos os cantos do mundo e mudou o curso da história", disse Carissa Etienne, diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em uma entrevista coletiva.
"E embora estejamos vendo algum alívio do vírus nos países do hemisfério norte, para a maioria dos países de nossa região o fim ainda é um futuro distante", apontou.
Publicidade
A OPAS disse que as infecções estão diminuindo nos Estados Unidos e Canadá, enquanto reportou altas no México, especialmente nos estados de Quintana Roo e Baja California e na Cidade do México.
Também observou um aumento de novas infecções por coronavírus em Belize, Panamá e Guatemala, bem como em Cuba, República Dominicana e São Cristóvão e Névis. E disse que a situação no Haiti está piorando.
Publicidade
Na América do Sul, muito atingida nos últimos meses pelo vírus, os casos continuam aumentando na Colômbia, Brasil, Bolívia e Uruguai. Na Argentina, embora tenha ocorrido uma redução, ainda há uma incidência elevada.
Etienne descreveu as perspectivas como "preocupantes" e enfatizou que apenas uma em cada dez pessoas na América Latina e no Caribe foi totalmente vacinada contra a covid-19.
Publicidade
"Atualmente, poucos lugares estão se beneficiando do potencial de proteção total das vacinas, pois existe uma grande lacuna de acesso em nossa região", denunciou.
"Isso é inaceitável, e o surgimento de variantes torna ainda mais urgente acelerar o fornecimento para os locais com maior transmissão", disse.
Publicidade
Etienne também alertou sobre o risco de um aumento nas infecções por covid-19 nas Américas devido às férias de verão no norte, a temporada de furacões e o impacto da gripe no inverno austral.