Espanha aprova ensaios clínicos em humanos de sua primeira vacina contra a covidAFP

A Agência Espanhola de Medicamentos aprovou, nesta quarta-feira (11), os ensaios em humanos da primeira vacina espanhola contra o coronavírus, um anúncio celebrado pelo governo de Pedro Sánchez.
"A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) autorizou o ensaio clínico da vacina PHH-1V contra a covid-19 da empresa Hipra", anunciou a AEPMS em um comunicado.
Publicidade
"É o primeiro ensaio em pessoas de uma vacina desenvolvida na Espanha", acrescentou.
O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, celebrou a notícia: "Hoje damos um grande passo no combate à pandemia", afirmou no Twitter.
Publicidade
Para o ensaio "serão recrutadas várias dezenas de voluntários de centros hospitalares que iniciarão, assim que possível, o processo para selecionar os voluntários que cumprirem com os critérios de inclusão especificados em seu protocolo".
Cada participante receberá duas imunizações separadas por 21 dias.
Publicidade
Hipra, que tem sua sede em Amer (Catalunha, nordeste), estimou que poderia fabricar 400 milhões de doses em 2022 e 1,2 bilhão em 2023, caso a vacina receba a aprovação.
O imunizante, HIPRA SARS-CoV-2, é uma vacina de proteína recombinante, como as que estão em desenvolvimento da americana Novavax e a conjunta do laboratório francês Sanofi e o britânico GSK.
Publicidade
O coronavírus possui em sua superfície pontas (proteínas virais) para entrar em contato com as células e infectá-las. Essas proteínas podem ser reproduzidas e apresentadas depois ao sistema imunológico para fazê-lo reagir, que é o mecanismo das vacinas recombinantes.
Segundo Hipra, a vacina poderia ser conservada entre 2ºC e 8ºC, o que facilitaria sua distribução.