Na madrugada de quarta para quinta-feira, bombeiros combateram 500 focos de incêndios que atingem a ItáliaAFP PHOTO / VIGILI DEL FUOCO

Roma - Os bombeiros combateram na madrugada de quarta para quinta-feira, 12, 500 focos de incêndios que atingem a Itália e que nesta semana já provocaram quatro mortes.
"Realizamos 528 intervenções nas últimas 12 horas, incluindo 230 em Sicília, onde a situação está atualmente sob controle", disseram os bombeiros em um comunicado.
Publicidade
Um anticiclone, devidamente denominado Lúcifer, atravessa atualmente a península, provocando a explosão dos termômetros, especialmente com uma temperatura de 48,8 ºC registrada na quarta-feira em Sicília, que poderia corresponder a um recorde na Europa.
O sul da Europa enfrenta um calor intenso e graves incêndios neste verão, um fenômeno que se intensificará e agravará com a mudança climática, segundo os cientistas.
Publicidade
Esta onda de calor, que deve durar alguns dias, favorece os incêndios, especialmente nas regiões meridionais, como Sicília e Calábria.
O corpo carbonizado de um homem de 79 anos foi encontrado perto de Reggio Calábria ontem. Outro homem de 77 anos, também em Calábria, morreu tentando proteger seu rebanho das chamas, segundo as agências de notícias italianas.
Publicidade
Em Calábria, onde os bombeiros realizaram cerca de 100 intervenções de madrugada, a situação é particularmente difícil perto das ciudades de Reggio (no Estreito de Messina no extremo sul), Catanzaro e Cosenza.