"É crucial que a comunidade internacional trabalhe em conjunto para garantir evacuações seguras", disse o primeiro-ministro britânico Boris JohnsonAFP photo/ 10 Downing Street/ Pippa Fowles
Líderes do G7 se reúnem nesta terça-feira para debater crise no Afeganistão
O Reino Unido ocupa atualmente a presidência do 'grupo dos 7', que reúne também Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Japão
Os líderes do G7 analisarão a situação no Afeganistão durante uma reunião virtual na terça-feira, 24, anunciou neste domingo, 22, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, uma semana depois do retorno do Talibã ao poder. "É crucial que a comunidade internacional trabalhe em conjunto para garantir evacuações seguras, prevenir uma crise humanitária e ajudar o povo afegão a proteger os avanços dos últimos 20 anos", tuitou.
O Reino Unido ocupa atualmente a presidência do "grupo dos 7", que reúne também Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Japão. O primeiro-ministro britânico foi pressionado por uma semana para convocar este encontro.
Publicidade
Estados Unidos e seus aliados estão sendo criticados pela gestão da crise, especialmente pelo caos no aeroporto de Cabul, com milhares de afegãos aterrorizados que tentam fugir.
Em uma reunião virtual na quinta-feira, os ministros das Relações Exteriores do G7 pediram os talibãs para garantir "a livre passagem de estrangeiros e afegãos" que desejem abandonar o país.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.