Presidente dos Estados Unidos, Joe BidenAFP

Estados Unidos e seus aliados se expõem a "consequências" caso adiem a saída do Afeganistão, prevista para 31 de agosto, para continuar com as operações de retirada em Cabul, advertiu nesta segunda-feira um porta-voz talibã ao canal britânico Sky News.

"Se Estados Unidos ou Reino Unido solicitarem mais tempo para continuar com as retiradas, a resposta é não. Ou haveria consequências", declarou Suhail Shaheen, depois que o presidente americano Joe Biden, pressionado por seus aliados, abriu a possibilidade de manter as tropas no país além de 31 de agosto.
Neste domingo, 22, Biden, disse  que o principal foco da atuação do país no Afeganistão é resgatar os americanos. "Nossa prioridade em Cabul é retirar cidadãos americanos o mais rápido possível. Todo americano que quiser deixar o país, vai deixar o país", afirmou.
Publicidade
Ele enfatizou que 11 mil indivíduos foram retirados nas últimas 36 horas. No entanto, deixou claro que ainda há muito a se fazer: "Temos um longo caminho a percorrer e muito ainda pode dar errado", afirmou.

Biden disse que os EUA também procuram retirar do país afegãos que trabalharam com os americanos ao longo dos 20 anos de guerra "A evacuação vai ser difícil e dolorosa. Não há como resgatá-los sem imagens dolorosas", disse. O presidente dos EUA afirmou ainda que as forças americanas estenderam a "zona segura ao redor do aeroporto de Cabul".
*Com Estadão Conteúdo