Biden insiste que deseja manter a data de retirada dos EUA no dia 31 de agostoAFP PHOTO / MINISTERO DELLA DIFESA

O governo britânico considerou nesta terça-feira "pouco provável" que o governo dos Estados Unidos adie a retirada de suas tropas do Afeganistão para depois de 31 de agosto para seguir retirando as pessoas do país asiático. "Penso que é pouco provável. Não apenas pelo que afirmaram os talibãs, penso que é pouco provável ao observar as declarações do presidente (americano Joe) Biden", afirmou o ministro britânico da Defesa, Ben Wallace, ao canal Sky News, antes da reunião virtual do G7 dedicada ao Afeganistão.
Os líderes do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) e os secretários-gerais da Otan e da ONU se reunirão de maneira virtual nesta terça-feira em caráter de emergência.
Publicidade
Vários países do G7, incluindo Reino Unido e França, pedirão ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a manutenção das tropas após 31 de agosto, data-limite para a retirada total do país. O objetivo seria prosseguir com a retirada das pessoas. "Com certeza, vale a pena tentar e vamos fazer isto", disse Wallace.
Biden insiste que deseja manter a data de 31 de agosto, mas não está completamente descartado que decida adiar a saída das tropas.
Publicidade
Os talibãs advertiram que um adiamento terá "consequências".