Presidente dos Estados Unidos, Joe BidenAFP

A missão dos Estados Unidos no Afeganistão está "em vias de ser concluída" no prazo previsto, em 31 de agosto, com a condição de que os talibãs continuem permitindo o acesso dos evacuados ao aeroporto de Cabul, disse o presidente Joe Biden a líderes do G7 nesta terça-feira, 24, segundo a Casa Branca.
O presidente americano também pediu ao Pentágono que tivesse "planos de contingência" para adiar a retirada "se fosse necessário", acrescentou sua porta-voz, Jen Psaki, em um comunicado.
Publicidade
Em uma reunião virtual do G7, Biden "confirmou que está em vias de completar (as operações) até 31 de agosto", prazo limite para a saída das tropas americanas que ele mesmo tinha fixado antes da tomada do poder pelos talibãs, segundo o texto.
"O fim da missão em 31 de agosto depende da coordenação com os talibãs, inclusive o acesso contínuo ao aeroporto para os evacuados", destacou Biden, segundo o comunicado.
Publicidade
O presidente americano lembra no texto das "ameaças crescentes" de ataques contra o exército do seu país pelos afiliados ao grupo Estado Islâmico.
Os Estados Unidos retiraram "mais de 4.000 titulares de passaportes americanos e membros de suas famílias" desde foi instalada a ponte aérea, em 14 de agosto, na véspera de os talibãs entrarem em Cabul, segundo um alto funcionário do Departamento de Estado.
Publicidade
"Este número continuará aumentando nos próximos dias", acrescentou o funcionário. Mais de 58.700 pessoas foram transportadas de avião desde 14 de agosto, segundo o Pentágono.