Papa FranciscoAFP

O papa Francisco fez um agradecimento a jornalistas neste sábado, 13, por revelarem escândalos de abuso sexual por parte do clero que a Igreja Católica Romana inicialmente tentou encobrir.
O pontífice fez elogios para aquilo que chamou de "missão do jornalismo" e afirmou ser vital que repórteres saiam de suas redações e descubram o que acontece no mundo exterior para conter a desinformação.
"Agradeço vocês pelo que nos dizem sobre o que está errado na Igreja, por nos ajudarem a não esconder isso embaixo do tapete, e pela voz que vocês deram às vítimas de abuso", disse o papa.
A cerimônia homenageou dois correspondentes veteranos por suas longas carreiras na cobertura do Vaticano: Philip Pullella, da agência de notícias Reuters, e Valentina Alazraki, da mexicana Noticieros Televisa.
Os escândalos de abuso sexual viraram manchetes no ano de 2002, quando o jornal norte-americano "The Boston Globe" escreveu uma série de artigos expondo o abuso de menores por clérigos e uma cultura disseminada de ocultar esse tipo de ação dentro da Igreja.
O caso foi inspiração para o longa "Spotlight – Segredos revelados" (2015), que ganhou o Oscar de melhor filme de 2016.