Rainha Elizabeth II fez a primeira aparição oficial no Jubileu de Platina na varanda do Palácio de BuckinhamGetty Images
"A rainha gostou muito do desfile por seu jubileu hoje (quinta) e o desfile aéreo mas sentiu um certo mal-estar", indicou o Palácio de Buckingham em nota.
"Levando em consideração o trajeto e a atividade necessária para a missa de ação de graças na Catedral de São Paulo, Sua Majestade relutantemente concluiu que não participará", acrescentou.
O anúncio reacende as preocupações com a deterioração da saúde da popular monarca de 96 anos, que tem dificuldade para andar e cujas aparições oficiais se tornaram cada vez mais raras desde que passou uma noite no hospital em outubro.
Nesta quinta-feira, vestida com casaco e chapéu azul, a monarca apareceu na sacada do Palácio de Buckingham sorridente, ao lado de seu primo, o duque de Kent, coronel da Guarda Escocesa, enquanto 1.500 soldados, com bandas musicais e centenas de cavalos, marcharam no tradicional "Desfile do Estandarte".
Apesar do anúncio de sua ausência da missa, a rainha participou na noite de hoje da iluminação remota de uma enorme escultura em frente a Buckingham, que representa uma árvore de 21 metros de altura. Ao mesmo tempo, mais de 3.000 sinais luminosos foram acesos em todo o Reino Unido, incluindo o Palácio de Buckingham e o Castelo de Windsor, a 40 km de Londres, onde vive a monarca.
O Desfile do Estandarte, organizado anualmente há 250 anos para celebrar o aniversário oficial do monarca britânico - mas cancelado em 2020 e 2021 devido à pandemia - coincidiu neste ano com o início dos quatro dias de festejos pelas sete décadas no trono de Elizabeth II, coroada com apenas 25 anos e que enfrenta problemas de saúde.
"Espero que os próximos dias sejam uma oportunidade para refletir sobre tudo o que foi conquistado durante os últimos 70 anos, enquanto olhamos para o futuro com confiança e entusiasmo", afirmou a rainha, de 96 anos, em uma mensagem divulgada antes das celebrações
Centenas de milhares de pessoas se reuniram nos arredores do palácio, isolado por barreiras e vigiado por policiais.
As bandeiras britânicas eram onipresentes, oferecidas por vendedores ambulantes ou estampadas em sacolas, balões e peças de roupa da multidão, um contraste com o figurino dos convidados oficiais.
Os 70 anos de reinado de Elizabeth foram celebrados em outras partes do mundo. O papa Francisco a parabenizou e desejou para ela, sua família e seu povo "unidade, prosperidade e paz".
Na praça da Horse Guards Parade, perto de Downing Street, Charles inspecionou as tropas em nome da rainha, acompanhado por seu filho William, de 39 anos, e sua irmã Anne, de 71 anos. Os três estavam com uniforme de gala e os dois homens usavam o tradicional chapéu da Guarda Real.
Outros integrantes da família real, incluindo as esposas de Charles e William, Camilla e Catherine, de 74 e 40 anos respectivamente, chegaram em carruagens para acompanhar o desfile que percorreu a famosa avenida The Mall até o Palácio de Buckingham.
O evento acabou com quase de 70 aviões da Força aérea, incluindo a patrulha acrobática Red Arrows, sobrevoando o palácio e uma segunda aparição da rainha, ao lado dos principais membros da família real - incluindo os três filhos pequenos de William e Catherine -, para saudar a multidão. O caçula Louis, de 4 anos, encantou o público com seu comportamento.
Salvas de canhão foram ouvidas em Londres e por todo o Reino Unido em homenagem à monarca, que bateu todos os recordes de longevidade de um soberano britânico.
Também não participaram do momento especial o príncipe Harry, de 37 anos, e sua esposa, a ex-atriz americana Meghan Markle, que viajaram a Londres para participar em outros eventos do jubileu. O casal provocou um terremoto na monarquia quando, em 2020, decidiu se afastar e morar na Califórnia, de onde criticaram a família real.
Eles viajaram a Londres para participar das celebrações, mas nesta quinta-feira estiveram discretos e afastados das câmeras de televisão.
As celebrações do jubileu prosseguirão até domingo, com desfiles, corridas de cavalos e shows.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.