Biden não descartou a possibilidade de declarar emergência climática nos Estados UnidosTASOS KATOPODIS via AFP
Biden endurece discurso contra mudanças climáticas
Presidente dos EUA diz que usará poder de chefe do Executivo para adotar as medidas necessárias
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, voltou a defender o combate à crise climática e frisou que irá agir, caso o Congresso não o faça. "Vou ser claro: a mudança climática é uma emergência e, nas próximas semanas, usarei meu poder como presidente para tornar essas palavras uma ação formal e oficial do governo", disse nesta quarta-feira, 20.
O discurso foi feito da antiga usina de carvão Brayto Point, em Massachusetts, e vem após reportagens no noticiário internacional afirmarem que Biden considera declarar uma emergência climática no país. Caso aconteça, o poder Executivo teria poderes extraordinários para lidar com a agenda. Ontem, a Casa Branca disse que tal medida não será anunciada esta semana, mas que nenhuma opção foi descartada.
Em meio à onda de extremo calor que atinge 100 milhões de americanos, segundo Biden, o presidente anunciou novas ordens executivas. A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA, na sigla em inglês) proverá US$ 2,3 bilhões para ajudar comunidades a investir em infraestrutura e resiliência, por meio do programa fiscal de 2022.
"Hoje, começamos processo para produzir energia eólica no Golfo do México", disse Biden. O Departamento do Interior americano apresentou a primeira área de energia eólica na região, que poderia abastecer mais de 3 milhões de residências, segundo a Casa Branca. Também há orientação para medidas semelhantes no centro e sul da Costa Atlântica e da costa do Golfo da Flórida.
Uma terceira ação deve auxiliar comunidades a diminuir os custos com resfriamento.
Só em 2021, eventos extremos do clima custaram US$ 140 bilhões em danos nos EUA, de acordo com Biden. "A crise do clima é uma emergência e lidarei com isso como tal".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.