Ministro da Saúde informou que '20 pessoas recebem atendimento no hospital Al Basel em Tartus'Reprodução/AFP

Síria - Ao menos 73 migrantes morreram em um naufrágio na costa da Síria, em Tartus, informou o ministro sírio da Saúde nesta sexta-feira, 23, sobre o acidente no mar com o maior número de vítimas nos últimos anos para o Líbano, de onde partiu a embarcação. "Em um balanço provisório, o número de vítimas do naufrágio está em 73, enquanto 20 pessoas recebem atendimento no hospital Al Basel em Tartus", afirmou Hassan Al Ghubach em um comunicado.
Segundo as autoridades sírias, 150 pessoas estavam na embarcação. Poucos minutos antes, o ministro libanês dos Transportes, Ali Hamie, havia informado que mais de 100 pessoas - em sua maioria libaneses e sírios - estavam a bordo do pequeno barco que naufragou no Mediterrâneo, na costa da cidade de Tartus. Mais cedo, ele tinha divulgado um balanço de 61 mortos. O ministro acrescentou que entre os resgatados com vida estão cinco libaneses. 
Tartus é o mais meridional dos principais portos sírios e fica a pouco mais de 50 quilômetros ao norte da cidade portuária libanesa de Trípoli. Com a grave crise econômica do Líbano, cada vez mais refugiados sírios e palestinos, e também libaneses, tentam cruzar o Mediterrâneo em embarcações improvisadas rumo aos países europeus e até para a ilha do Chipre, a 175 km da costa libanesa.

Segundo a ONU, pelo menos 38 embarcações com mais de 1.500 pessoas saíram ou tentaram sair ilegalmente do Líbano por via marítima desde 2020.