Chefe da diplomacia americana, Antony BlinkenReprodução
Ocidente 'nunca' reconhecerá referendos da Rússia na Ucrânia, diz chefe da diplomacia dos EUA
Antony Blinken reiterou a ameaça de Joe Biden de que os Estados Unidos 'vão impor custos adicionais e severos' ao país russo por seguir adiante com a votação
O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, assegurou nesta terça-feira, 27, que os Estados Unidos e seus aliados "nunca reconhecerão" a anexação do território ucraniano pela Rússia.
"Nós e muitos outros países deixamos claro. Não reconheceremos, nunca reconheceremos a anexação do território ucraniano pela Rússia", disse Blinken à imprensa, enquanto a Rússia e as autoridades das regiões que ocupa na Ucrânia afirmaram que o "sim" ganhava nos referendos de anexação de quatro regiões ucranianas.
Blinken reiterou a ameaça do presidente Joe Biden de que os Estados Unidos "vão impor rapidamente custos adicionais e severos à Rússia" por seguir adiante com os referendos.
"É importante lembrar o que está acontecendo aqui. A Rússia invadiu a Ucrânia, tomou o território e realizou um esquema diabólico em parte do território tomado, de onde deslocou a população local", disse.
Algumas pessoas são alvo de deportação e outras "simplesmente desaparecem", acrescentou o secretário de Estado. "Então eles trazem russos, instalam governos fantoches e realizam o referendo e manipulam, em qualquer caso, o resultado e depois afirmam que o território pertence à Rússia", disse ele.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.