O líder da Coreia do Norte, Kim Jong UnKCNA/via REUTERS

A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos de curto alcance nesta quarta-feira, 28, pouco antes de uma visita à Coreia do Sul da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris. Os lançamentos foram os mais recentes de um número recorde de testes executados neste ano pela Coreia do Norte.

O serviço de inteligência da Coreia do Sul já alertou que Pyongyang está muito perto de anunciar um novo teste nuclear. O exército da Coreia do Sul informou que detectou "dois mísseis balísticos de curto alcance disparados a partir de Sunan, na capital Pyongyang".

"Nossos militares reforçaram a vigilância e a supervisão, com um estado de alerta máximo em coordenação estreita com os Estados Unidos", afirmou o Estado-Maior Conjunto de Seul em um comunicado.

A Guarda Costeira do Japão também alertou para o possível lançamento de um míssil balístico, com base em informações do ministério nipônico da Defesa, e pediu atenção às embarcações.

Os disparos aconteceram depois de um teste norte-coreano no domingo, 25, e na véspera da chegada da vice-presidente dos Estados Unidos a Seul, uma viagem que incluirá uma visita à militarizada fronteira entre Coreia do Norte e Coreia do Sul.

A Casa Branca afirmou que a visita de Harris é uma forma de ressaltar a importância da aliança com a Coreia do Sul. Seul é um aliado crucial de Washington, que mantém 28.500 militares no território sul-coreano para ajudar o país em sua proteção contra a Coreia do Norte.

Estados Unidos e Coreia do Sul alertam há vários meses que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, prepara um novo teste nuclear.
Nesta quarta, a agência de espionagem de Seul afirmou que Pyongyang parece ter concluído "um terceiro túnel no complexo nuclear de Punggye-ri", informou o congressista Yoo Sang-bum após uma reunião com funcionários do serviço de inteligência.

A Coreia do Norte provavelmente escolherá um momento entre o próximo "Congresso do Partido Comunista da China, em 16 de outubro, e as eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, em 7 de novembro", para o próximo teste, afirmou Yoo.

O isolado regime comunista executou seis testes nucleares desde 2006. O mais recente, e mais potente de todos, aconteceu em 2017, no que Pyongyang apresentou como uma bomba de hidrogênio, com potência calculada de 250 quilotons.

Seul também detectou sinais de que o Norte está se preparando para lançar um míssil balístico a partir de um submarino, informou o gabinete presidencial no sábado, um tipo de arma que Pyongyang testou pela última vez em maio.

"O lançamento de hoje demonstra a intenção do Norte de assumir vantagem na Península com um arsenal nuclear à sua disposição", afirmou à AFP Kim Jong-dae, do Instituto Yonsei, especializado na Coreia do Norte.

A repetição dos testes "antecipa a postura agressiva de Pyongyang no próximo mês, com lançamentos de mísseis e um possível teste nuclear", acrescentou.