Em visita oficial a Washington, o presidente francês, Emannuel Macron, se prepara para discursar ao lado de Joe BidenAFP
Antes de agenda com Biden, Macron anuncia conversa com Putin 'nos próximos dias'
Presidente francês tem atuado como mediador e mantém a esperança no fim da guerra em curso na Ucrânia
Washington - O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou nesta quinta-feira, 1º, que conversará com o homólogo russo, Vladimir Putin, nos próximos dias. Em visita oficial a Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, ele manifestou a esperança de que as negociações para pôr fim à guerra na Ucrânia "ainda sejam possíveis".
"Primeiro, quero ter esta visita de Estado e uma discussão aprofundada com o presidente (Joe) Biden e nossas equipes", disse Macron à emissora 'ABC', pouco antes da recepção na Casa Branca.
O presidente francês tem feito vários contatos com Putin, que se tornou um pária no Ocidente após invadir a vizinha Ucrânia em fevereiro.
"Minha convicção e abordagem pragmática é dizer: tenho que entrar em contato com os atuais líderes e com quem está no comando do país", afirmou.
"Porque, se acreditamos na soberania nacional, não podemos optar por dizer que uma mudança de regime é uma pré-condição para começar as negociações", acrescentou.
Macron expressou otimismo sobre o progresso da Ucrânia na resistência a Moscou, mas advertiu que ainda há uma longa e difícil guerra pela frente.
"Obviamente, a Ucrânia está fazendo uma contraofensiva muito positiva (mas) é muito cedo para dizer que está ganhando a guerra", completou.
Ao ser questionado sobre se Putin seria um participante confiável nas negociações de paz, Macron deu a entender que isso ainda está para ser visto.
"Se eu tivesse a resposta, estaria na mesa de negociações com ele", disse.