Presidente da Rússia, Vladimir PutinNatalia Kolesnikova/AFP

A Rússia reivindicou neste domingo, 14, o controle de outra localidade no leste da Ucrânia, ao prosseguir com seu avanço nas linhas de defesa ucranianas, mas sem conseguir uma ruptura significativa até o momento.
"Unidades do grupo de tropas Vostok capturaram a localidade de Urozhaine", na região de Donetsk, anunciou o Ministério da Defesa russo em seu boletim diário.
Esta cidade, localizada na frente sul, fica perto da região de Zaporizhzhia e foi um dos poucos territórios ucranianos capturados durante a ofensiva de 2023. As tropas russas avançaram no eixo sul-norte, ao longo do rio Mokri Yaly.
A Rússia ganha território no leste da Ucrânia desde o fracasso da grande contraofensiva ucraniana no ano passado e da queda da cidade de Avdiivka, em fevereiro. As tropas russas enfrentam forças ucranianas com escassez de munição e de novos recrutas.
Em maio, as forças de Moscou também iniciaram uma ofensiva na região de Kharkiv (nordeste), que foi rapidamente contida pelo envio de reforços por parte da Ucrânia, o que obrigou Kiev a ampliar sua mobilização.
O presidente Vladimir Putin exige como condição para a paz a retirada das forças ucranianas de quatro regiões do leste e do sul da Ucrânia que o Exército russo ocupa parcialmente. As demandas são rejeitadas tanto por Kiev como pelos países ocidentais que apoiam a Ucrânia