Wikimedia Commons e Centre de Estudios Borjanos
Morre aos 94 anos Cecília Giménez, idosa conhecida pela 'pior restauração da história'
Espanhola ficou famosa após tentar reparar imagem religiosa da igreja da cidade onde morava
Cecília Giménez, idosa conhecida por ter feito uma restauração amadora do quadro Ecce Homo em 2012, morreu nesta segunda-feira (29), aos 94 anos. Ela morava em Borja, na Espanha. O óbito foi confirmado pelo prefeito da cidade, Eduardo Arilla. Não há informações sobre a causa da morte.
A espanhola ficou famosa após tentar restaurar uma imagem religiosa da igreja local. O resultado foi divulgado na internet e viralizou. A pintura feita pela idosa ganhou repercussão por ter mudado completamente a feição de Jesus Cristo.
O caso tornou o Santuário da Misericórdia de Borja um ponto turístico na província de Zaragoza. Milhares de pessoas passaram a incluir a cidade no roteiro em busca de ver o trabalho de Giménez, que ficou conhecido como a "pior restauração da história".
A obra em questão havia sido pintada no início do século 20 por Elías García Martínez. Devido à umidade do ar e à falta de manutenção, a imagem ficou deteriorada. Cecília, que tinha 81 anos na época, pediu a autorização da prefeitura para restaurar o quadro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.