Chamas se aproximam da cidade de Bordeaux, no sudoeste da FrançaReprodução / X
Incêndios devastaram dezenas de milhares de hectares na Europa e obrigaram 325 mil pessoas a abandonarem suas casas na França e na Espanha. As chamas na região de Madri reduziram o avanço, mas ainda não são considerado estabilizados.
Na França, Macron convocou uma reunião de crise do governo. O país enfrenta vários incêndios ativos, mas o foco mais preocupante é o declarado ao noroeste de Bordeaux, que já destruiu 42 mil hectares e obrigou a fuga de 220 mil pessoas.
Diante da magnitude do incêndio, os moradores também se mobilizaram: agricultores ajudam os bombeiros com seus tratores no combate às chamas e desconhecidos recebem os desabrigados em suas casas.
"Menos focos ativos"
"Temos menos focos ativos do que ontem [domingo]. As condições meteorológicas são favoráveis, com menos vento", declarou à reportagem Wilfried Schneider, porta-voz do serviço departamental de incêndios e emergências Sdis 33.
"Mas não podemos dizer que o incêndio está estabilizado", acrescentou. "Estabilizamos uma situação que era completamente instável, mas ainda não temos o fogo sob controle", destacou.
O retorno de uma chuva leve e o orvalho da manhã deram um pouco de fôlego aos bombeiros, mas eles não podem baixar a guarda diante da onda de calor prevista a partir de terça-feira, com máximas de até 40ºC e vento seco.
"Estão reunidas todas as condições para uma reativação do incêndio", disse à reportagem Philippe de Gonneville, prefeito de Lège-Cap Ferret, cujo município foi atingido desde o início do incêndio.
Na rodovia que liga a cidade a Saint-Jean-d'Illac, dezenas de quilômetros de floresta foram destruídos. Segundo a Prefeitura, o incêndio destruiu 240 residências. As chamas não provocaram vítimas civis, mas 84 bombeiros ficaram feridos.
Apesar de mais controlado, os bombeiros não conseguiram estabilizar outro incêndio ao sul de Bordeaux, na altura de Biscarrosse, que devastou 3,6 mil hectares e forçou a fuga de 30 mil pessoas, das quais 8 mil foram autorizadas a retornar para suas casas.
Os bombeiros franceses também lutam contra incêndios no departamento de Var, perto de Marselha, onde 2 mil pessoas abandonaram suas residências, assim como na turística ilha da Córsega e nos Alpes.
As florestas sofrem incêndios com mais facilidade porque a vegetação e os solos europeus estão muito secos há meses, um fenômeno agravado pela mudança climática e pelas recentes ondas de calor excepcionais.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.