Vacina contra a covid-19 da Pfizer - AFP
Vacina contra a covid-19 da PfizerAFP
Por O Dia
Rio - Seis pessoas tiveram uma reação alérgica grave chamada de anafilaxia neste sábado (19), após receberem a dose da vacina contra a Covid-19 feita pela Pfizer e BioNTech, afirma o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).
A agência disse que está investigando a causa das reações alérgicas e quais ligações os seis casos podem ter.
Publicidade
Algumas dessas pessoas são do Alasca, porém, outras são de outros lugares, disse Tom Clark, uma autoridade do CDC que apresentou dados ao Comitê Consultivo em Práticas de Imunização, ou ACIP, cujos membros se reuniram hoje para votar sobre outra vacina fabricada pela Moderna.
As fotos recebidas eram de mais de uma linha de produção, disse Tom, sugerindo que as reações não forma resultado de um problema de fabricação localizado. O CDC soube de todos os casos rapidamente por meio de sistemas federais de monitoramento de segurança de vacinas.
Publicidade
Das 112.807 pessoas vacinadas registradas no sistema de segurança da vigilância sanitária até sexta-feira (18), 3.150 relataram sintomas após a vacinação, que os impossibilitaram de realizar atividades diárias ou de trabalho. A maioria não requer cuidados médicos, disse Clark, acrescentando que o CDC está estudando os relatos para obter mais detalhes.
O ACIP endossou o uso da vacina Moderna em pessoas com 18 anos ou mais neste sábado, com os membros do painel dizendo que os benefícios da inoculação superavam os riscos, considerando que milhares de mortes ocorriam diariamente nos EUA.
Publicidade
Reino Unido 
Órgãos reguladores do Reino Unido afirmaram na semana passada que pessoas com um "histórico significativo" de reações alérgicas não devem receber a vacina contra a covid-19 da Pfizer e da BioNTech.
Publicidade
A recomendação deve durar enquanto autoridades locais investigam dois casos de reação alérgica ocorridos no primeiro dia de vacinação em massa no país. O alerta pode levar autoridades americanas e europeias a restringir a imunização para pessoas com um tipo grave de reação alérgica.