Por luis.araujo
Berlim - Em uma ação que lembrou muito o chocante atentado de 14 de julho em Nice, na França, um caminhão acelerou para cima de uma calçada repleta de gente em Berlim. Pelo menos nove pessoas morreram, e 50 saíram feridas.
Veja como aconteceu o acidenteAgência O Dia

A cinco dias do Natal, a Breitscheidplatz recebia dezenas de barraquinhas de enfeites e lembrancinhas. O caminhão avançou 80 metros no passeio, arrastando tudo e todos pela frente.

O ministro de Justiça da Alemanha, Heiko Maas, informou que a Procuradoria Federal assumiu a investigação sobre o ataque.

Igreja bombardeada na Segunda Guerra%2C ponto turístico de Berlim%2C fica em frente ao local do incidenteEfe

Uma pessoa suspeita foi presa nos arredores da feira e, segundo as autoridades, trata-se do motorista do caminhão, que invadiu o local e atropelou os pedestres. Outra pessoa que acompanhava o motorista foi morta pelos agentes, acrescentou a Polícia de Berlim através do Twitter.

Caminhão deixou um rastro de sujeira e dor em calçada lotadaEfe

A principal hipótese das forças de segurança é que se trate de um atentado, o que foi ganhando força ao longo da noite. Nas primeiras horas, especulava-se se tudo não passava de uma fatalidade. Mas autoridades descobriram que o baú estava carregado de vigas de aço, expediente para tornar o veículo ainda mais pesado e letal.

O clima ainda era tenso horas após o incidente. Quando tudo parecia sob controle, a Polícia de Berlim interrompeu a circulação em uma das ruas próximas à Breitscheidplatz por ter encontrado um “objeto suspeito”.