A cinco dias do Natal, a Breitscheidplatz recebia dezenas de barraquinhas de enfeites e lembrancinhas. O caminhão avançou 80 metros no passeio, arrastando tudo e todos pela frente.
O ministro de Justiça da Alemanha, Heiko Maas, informou que a Procuradoria Federal assumiu a investigação sobre o ataque.
Uma pessoa suspeita foi presa nos arredores da feira e, segundo as autoridades, trata-se do motorista do caminhão, que invadiu o local e atropelou os pedestres. Outra pessoa que acompanhava o motorista foi morta pelos agentes, acrescentou a Polícia de Berlim através do Twitter.
A principal hipótese das forças de segurança é que se trate de um atentado, o que foi ganhando força ao longo da noite. Nas primeiras horas, especulava-se se tudo não passava de uma fatalidade. Mas autoridades descobriram que o baú estava carregado de vigas de aço, expediente para tornar o veículo ainda mais pesado e letal.
O clima ainda era tenso horas após o incidente. Quando tudo parecia sob controle, a Polícia de Berlim interrompeu a circulação em uma das ruas próximas à Breitscheidplatz por ter encontrado um “objeto suspeito”.