Com um discurso nacionalista, ele afirmou que o país irá seguir um lema: Compre de americanos e contrate americanos. Deixando transparecer suas tendências racistas, ele afirmou que os Estados Unidos devem proteger suas fronteiras "de quem vem roubar nossos empregos".
"O que importa realmente não é qual partido governa, mas se o país é governado pelo povo. Essa data vai marcar a volta do povo governando o país", falou Trump.
Ele prometeu acabar com o que chamou de carnificina. Segundo Trump, os americanos querem escolas seguras para seus filhos, bons empregos e estão fartos de violência.
O novo presidente afirmou que os Estados Unidosser inspiração para o mundo inteiro a partir de hoje. "Não iremos impor nosso estilo de vida, mas brilhar como um exemplo", afirmou.
Segundo Donald Trump, os Estados Unidos vão "erradicar da face da terra" os terroristas islâmicos. "Vamos estar protegidos por nossos homens e mulheres das Forças Armadas e mais importante, por Deus", afirmou Trump.
Ao final do discurso, ele lembrou de incluir outros grupos e disse: "Não importa se somos negros, latinos, ou brancos, todos temos o sangue patriota. Olhamos para o céu com os mesmos sonhos. Então para todos os americanos com os mesmos sonhos: Vocês não serão mais ignorados. Suas vozes irão nos guiar. Juntos vamos fazer a América mais justa e segura. Deus abençoe a América ", finalizou
Após o discurso, Trump seguiu para um dos salões para assinar documentos e nomeações. O clima foi de descontração.