Mais Lidas

EUA lançam 'maior bomba não-nuclear' contra o EI

'Mãe de todas as bombas' foi criada para destruir complexos subterrâneos. Projétil pesa aproximadamente dez toneladas

Por lucas.cardoso

Washington - Os Estados Unidos usaram nesta quinta-feira, pela primeira vez em um conflito, sua maior bomba não-nuclear, a chamada " Mãe de todas as bombas", ao lançá-la contra um complexo de túneis do Estado Islâmico (EI) na província de Nangarhar, no Afeganistão, informou o Pentágono.

Maior bomba 'não-nuclear' dos Estados UnidosDivulgação

Por primeira vez na história, os americanos utilizaram a bomba GBU-43 Massive Ordnance Air Blast (MOAB), um gigantesco projétil de 10 toneladas, criado para destruir complexos de cavernas e túneis subterrâneos.

Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou o lançamento do projétil. Segundo o republicano, o uso da "mãe de todas as bombas" em solo afegão foi um "evento bem-sucedido".

Na Casa Branca, Trump disse que os EUA têm o melhor exército do mundo e que seu governo deu a autorização para a operação. Segundo o Pentágono, a intenção era reduzir obstáculos na área e manter o impulso na ofensiva contra militantes do grupo terrorista Estado Islâmico.

O presidente americano também foi questionado sobre a Coreia do Norte. Trump repetiu que a Coreia do Norte é um problema e que a China tem ajudado os EUA na contenção da "ameaça" de Pyongyang.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia