Por rodrigo.sampaio

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira que está disposto a entregar a transcrição do encontro da semana passada entre o governantes dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ministro russo de Relações Exteriores, Sergey Lavrov.

"Se a Administração dos EUA considerar oportuno, estamos dispostos a oferecer ao Senado e à Câmara dos Estados Unidos a gravação da conversa", disse Putin em coletiva de imprensa.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, Putin afirmou estar disposto a compartilhar conversa entre Trump e ministro russoEfe

O assessor do presidente, Yuri Ushakov, precisou que o Kremlin não dispõe de uma gravação de áudio da conversa, senão a transcrição da mesma.

Meios americanos denunciaram que nessa reunião, relizada no Salão Oval da Casa Branca, Trump compartilhou com Lavrov informação classificada sobre os planos do Estado Islâmico (EI).

"Vemos que nos Estados Unidos está surgindo uma esquizofrenia política. De outra maneira não posso explicar as acusações contra o presidente (Trump) de ter compartilhado segredos com Lavrov", disse Putin em Sochi após se reunir com o primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni.

"Certo, hoje eu já falei com ele (Lavrov) e terei que repreendê-lo, porque não compartilhou conosco esses segredos, nem comigo e nem com os serviços de inteligência. Muito ruim da sua parte", disse Putin.

"Somente o povo americano deve avaliar a gestão do presidente Donald Trump e, sem dúvida, poderá fazer isso quando deixarem trabalhar a pleno rendimento", sublinhou.

Além disso, o governante russo avaliou muito favoravelmente os resultados da reunião entre Trump e Lavrov.

O presidente americano admitiu ontem no Twitter que compartilhou com a Rússia certas informações relativas ao terrorismo nessa reunião e assegurou que tem "o direito absoluto" para fazer isso.

Você pode gostar