Por tabata.uchoa

Inglaterra - Um veículo atropelou diversos pedestres perto da mesquita de Finsbury Parke, no norte de Londres, e deixou pelo menos um homem morto e 10 pessoas feridas, segundo autoridades. Oito dos feridos — alguns em estado grave — foram levados a hospitais e outros dois, que sofreram lesões menores, foram atendidos no local.

A polícia, que investiga a ocorrência como um possível incidente terrorista, informou que o homem de 48 anos que estava dirigindo o carro foi preso e levado a um hospital como precaução. Ele passará por uma avaliação para que seja verificada sua saúde mental.

Polícia de Londres trabalha na área em que um atentado deixou um morto e pelo menos 10 feridos%2C neste domingoAFP

O incidente ocorreu na noite de domingo em um momento em que o bairro multiétnico estava lotado de muçulmanos que deixavam a mesquita após fazer as orações do Ramadã. A polícia disse que o motorista foi detido pela multidão até a chegada dos agentes.

Testemunhas relataram que policiais fizeram massagem cardíaca de emergência em pelo menos um dos feridos. A polícia de Londres isolou a área.

Mohammed Shafiq, membro da Fundação Ramadhan, uma organização muçulmana, disse que, com base em relatos de testemunhas oculares, o atropelamento pareceu ser um "ataque deliberado contra muçulmanos inocentes".

A primeira-ministra Theresa May descreveu, em nota oficial, a ocorrência como um "incidente terrível" e que "seus pensamentos estavam com os feridos, seus parentes" e "com os profissionais dos serviços de emergência que socorreram as vítimas".

Polícia prende um suspeito

A polícia de Londres afirmou que um suspeito foi detido, em um aparente ataque com uma van que atropelou pessoas que saíam de uma mesquita. A polícia disse que o incidente do início deste domingo tem as "marcas" de "terrorista". Segundo ela, o suspeito foi rápida e calmamente detido pelas autoridades. Ninguém mais foi encontrado na van, informaram as forças de segurança. Uma pessoa morreu e oito ficaram feridas com gravidade.

A premiê do Reino Unido, Theresa May, afirmou que irá realizar na manhã desta segunda-feira uma reunião de emergência para responder ao ataque. "Meus pensamentos todos estão com as vítimas, suas famílias e os serviços de emergência no local", disse ela. Segundo a secretária de Interior britânica, Amber Rudd, desde o primeiro momento o episódio foi tratado como suposto ataque terrorista pelas autoridades.

O líder do oposicionista Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, afirmou estar "completamente chocado" com o aparente ataque.

O diretor da Mesquita Finsbury Park, Mohammed Kozbar, reclamou que a imprensa mais importante do país relutava em qualificar o acidente como terrorista durante muitas horas. Kozbar disse que o ataque foi "covarde".

Você pode gostar