Mais Lidas

Trump critica China por aumento de relações comerciais com a Coreia do Norte

Segundo o presidente dos EUA, esforços feitos para se aproximar de governo chinês não foram válidos

Por rodrigo.sampaio

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a China pelo aumento das relações comerciais do país com a Coreia do Norte e sugeriu que os esforços para estreitar as relações com o governo chinês não foram válidos.

Em mensagem postada em seu Twitter, Trump também sugeriu que pode interromper acordos comerciais com "países que não ajudam" os EUA.

Donald Trump sugeriu que poderia cortar relações com a China por causa de aproximação com o governo norte-coreanoEfe

"Os Estados Unidos fizeram alguns dos piores acordos comerciais na história do mundo. Por que deveríamos seguir com esses acordos com países que não nos ajudam?", escreveu, e logo seguiu: "O comércio entre a China e a Coreia do Norte cresceu quase 40% no primeiro trimestre. Parece que não valeu a China trabalhar conosco - mas tivemos de tentar!", completou.

Os comentários do presidente norte-americano ocorrem um dia após a Coreia do Norte ter realizado um teste de míssil balístico que chegou ao Mar do Japão. O líder do país, Kim Jong-un, disse que a ação foi um "pacote de presentes" no Dia da Independência dos EUA.

Como resposta à ofensiva norte-coreana, EUA e Coreia do Sul realizaram um teste conjunto de míssil balístico nesta madrugada no Mar do Leste. Segundo o Exército americano, esse teste afirma o "rígido compromisso" americano em defender a Coreia do norte das "ações ilegais" de Pyongyang.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia