Por rodrigo.sampaio

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu a postura do filho mais velho, o empresário Donald Trump Jr., em meio ao vazamento de e-mails que o herdeiro do bilionário teria trocado com uma advogada russa durante a campanha de 2016.

Trump defendeu o filho após denúncias de encontro com advogada russaAFP

Essa foi a primeira manifestação pública de Trump desde que o filho dele divulgou os e-mails de conversas com o publicitário Rod Goldstone, que intermediou a conversa com a advogada russa Natalia Veselnitskaya em junho do ano passado.

"Meu filho fez um grande trabalho ontem à noite", escreveu no Twitter, em referência à entrevista de Trump Jr. ao programa de rádio do jornalista americano Sean Hannity, na qual ele disse que "faria as coisas um pouco diferente".

"Ele (Trump Jr.) foi aberto, transparente e inocente. Esta é a maior caça às bruxas na história política. Triste!", escreveu o presidente dos Estados Unidos. "Lembre-se, quando você ouve as palavras 'fontes disseram' da mídia falsa, usualmente essas fontes são inventadas ou não existem", atacou. 

Filho de Trump admitiu que buscou ajuda para derrubar Hillary

O empresário Donald Trump Jr. decidiu tornar públicos seus e-mails a fim de responder a uma série de denúncias publicadas neste final de semana pelo jornal The New York Times, que revelou esse encontro. Seu gesto, contudo, parece ter piorado ainda mais a situação.

Segundo as mensagens, um assessor de imprensa próximo à família Trump, informou em 3 de junho de 2016 ao filho do presidente americano que havia pessoas na Rússia que tinham "documentos oficiais e informações que poderiam comprometer Hillary" e que isso seria "muito útil" para seu pai.

Trump Jr. respondeu que estava viajando, mas deixou claro seu interesse: "Se é o que você me diz, eu adoraria", e marcou uma reunião com Natalia Veselnitskaya, uma "advogada do governo russo", segundo as mensagens. Em 9 de junho, Trump Jr. se encontrou com Veselnitskaya em um escritório da Trump Tower em Nova York.

Em entrevista a rede televisão "Fox News", Trump Jr disse, nesta terça-feira, que não contou ao pai sobre o encontro com a advogada russa durante a campanha de 2016. Segundo Donald Jr., a conversa não trouxe informações comprometedoras sobre Hillary Clinton: "Não havia nada. Não havia nada a dizer (...) Eu nem sequer teria lembrado disso se vocês não tivessem mexido neste assunto. Foi literalmente um desperdício de 20 minutos, uma lástima", disse. 

Com informações a Agência Estado e AFP

Você pode gostar