Por rodrigo.sampaio

EUA - A passagem do furacão Irma deixou pelo menos 12 pessoas mortas em sua passagem pelos conjuntos de ilhas e interior do estado da Flórida, após deixar um rastro de destruição no Caribe. A informação foi divulgada pelo porta-voz da Divisão de Gerenciamento de Emergência da Flórida, Alberto Moscoso. 

Em meio à destruição, as autoridades realizam uma grande operação para restaurar a eletricidade para milhões de pessoas em três estados do sudeste dos Estados Unidos. Na Flórida, 15 milhões continuavam sem energia elétrica, assim como um milhão na Geórgia e 300 mil em Porto Rico. 

Casas ficaram completamente destruídas nos locais atingidos pelo furacão IrmaAFP

O presidente americano, Donald Trump, viajará na quinta-feira à Flórida para constatar os danos causados pelo Irma: "Minha preocupação se mantém por todos os afetados pelos furacões", tuitou a primeira-dama, Melania Trump, ressaltando que acompanhará o presidente na viagem.

A porta-voz da Casa Branca Sarah Sanders disse que "o presidente e todo o governo continuam monitorando a situação em Porto Rico, Ilhas Virgens americanas, Flórida, Texas e todas as áreas afetadas pelos furacões Irma e Harvey".

Segundo a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA), ao menos 192 mil pessoas permaneciam nesta terça-feira em abrigos na Flórida e cerca de 7 mil no vizinho estado da Geórgia. 

Estragos

Ao menos 25% das residências nos "keys" foram destruídas e 60% estão danificadas, informou o diretor da Fema, Brock Long. "Basicamente, todas as residências nas ilhas foram atingidas de alguma forma".

O Aeroporto de Miami retomou suas atividades nesta terça-feira, mas opera apenas com 30% de sua capacidade. Sem eletricidade e ar-condicionado em suas casas e hotéis, moradores e turistas partiam do Walt Disney World, em Orlando, que reabriu nesta terça.

Em Cuba, a apenas 150 quilômetros da Flórida, pelo menos dez pessoas morreram eletrocutadas, afogadas ou vítimas da queda de prédios. No Caribe, Irma deixou 27 mortos nos territórios de França, Holanda, Reino Unido e Estados Unidos, assim como Barbuda. 

Irma também varreu a pequena ilha de Barbuda e os paraísos tropicais de Saint Barth e Saint Martin, Ilhas Virgens, Porto Rico, República Dominicana, Haiti e Turcas e Caicos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou nesta terça-feira que milhares de pessoas ficaram sem teto e precisam de ajuda urgente, em especial nas Antilhas orientais. 

Com informações da AFP

Você pode gostar