Por caio.belandi

China - O CEO da gigante chinesa da Internet Baidu, Robin Li, disse, nesta quarta-feira, que a empresa vai lançar às ruas, já no ano que vem, um ônibus autônomo, ou seja, sem motorista.

Em entrevista para o The Wall Street Journal, Li afirmou que a Baidu está cooperando com uma série de empresas de carros autônomos e está trabalhando com um fabricante na China para levar o ônibus sem condutor às ruas já em 2018.

Desde julho, a Microsoft colabora com o grupo Baidu, conhecido como o "Google chinês", para desenvolver tecnologias em veículos autônomos em todo o mundo.

Li disse que a Baidu tem um "plano sólido" para que sua plataforma de softwares Apollo produza carros totalmente autônomos para o ano de 2021 e parcialmente autônomos em dois anos.

Outras iniciativas

A Tesla, com sede nos Estados Unidos, afirma que seus modelos foram fabricados com hardware para direção autônoma, caso as autoridades permitam essa tecnologia.

Baidu quer colocar ônibus sem motorista nas ruas em 2018Reprodução/Internet

Muitos grandes fabricantes de carros e titãs tecnológicos, inclusive a Alphabet, matriz da Google, realizaram esforços nos últimos anos para desenvolver veículos autônomos, convencidos de que esses sistemas podem eliminar muitos acidentes de trânsito. A Apple tem autorização para realizar testes na Califórnia.

A fabricante de chips americana Intel tem uma parceria com a Waymo, divisão autônoma da Alphabet dedicada a fabricar veículos, que prevê construir carros semiautônomos em dois anos.

Você pode gostar