China - O CEO da gigante chinesa da Internet Baidu, Robin Li, disse, nesta quarta-feira, que a empresa vai lançar às ruas, já no ano que vem, um ônibus autônomo, ou seja, sem motorista.
Em entrevista para o The Wall Street Journal, Li afirmou que a Baidu está cooperando com uma série de empresas de carros autônomos e está trabalhando com um fabricante na China para levar o ônibus sem condutor às ruas já em 2018.
Desde julho, a Microsoft colabora com o grupo Baidu, conhecido como o "Google chinês", para desenvolver tecnologias em veículos autônomos em todo o mundo.
Li disse que a Baidu tem um "plano sólido" para que sua plataforma de softwares Apollo produza carros totalmente autônomos para o ano de 2021 e parcialmente autônomos em dois anos.
Outras iniciativas
A Tesla, com sede nos Estados Unidos, afirma que seus modelos foram fabricados com hardware para direção autônoma, caso as autoridades permitam essa tecnologia.
Muitos grandes fabricantes de carros e titãs tecnológicos, inclusive a Alphabet, matriz da Google, realizaram esforços nos últimos anos para desenvolver veículos autônomos, convencidos de que esses sistemas podem eliminar muitos acidentes de trânsito. A Apple tem autorização para realizar testes na Califórnia.
A fabricante de chips americana Intel tem uma parceria com a Waymo, divisão autônoma da Alphabet dedicada a fabricar veículos, que prevê construir carros semiautônomos em dois anos.