Por rodrigo.sampaio

Coreia do Sul - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira durante entrevista coletiva em Seul que a Coreia do Norte representa uma "ameaça mundial que exige uma resposta mundial". Trump também elogiou o papel diplomático do presidente chinês Xi Jinping neste momento de crise entre os países.

Donald Trump concedeu entrevista coletiva na Coreia do Sul nesta terça-feiraAFP

"Esperamos que, da mesma maneira (que a China e Coreia do Sul), a Rússia seja útil", completou Trump, que citou "muitos progressos" na questão norte-coreana, mas reiterou que "se for necessário" recorrerá à opção militar contra a Coreia do Norte. "Sim, vejo algumas coisas em movimento (...) penso que fazemos muitos avanços", completou, sem revelar detalhes.

O presidente dos Estados Unidos faz uma visita de um dia à Coreia do Sul dentro de uma viagem por vários países da Ásia. Ao lado do presidente sul-coreano Moon Jae-in, a quem havia criticado em setembro por ter proposto um diálogo diplomático com a Coreia do Norte, Trump destacou que a aliança entre Washington e Seul é "mais importante que nunca": "No final, tudo vai dar certo. Vamos encontrar uma solução, temos que encontrar uma solução", disse. 

Tragédia no Texas

Durante a coletiva, Trump comentou novamente o ataque a tiros ocorrido em uma igreja no Texas no último domingo. O presidente dos EUA afirmou que não vê necessidade em iniciar um debate sobre o controle de armas no país e lembrou que o atirador do episódio foi parado por um outro homem que também estava armado. 

"Se aquele homem não tivesse uma arma e não tivesse disparado contra o atirador, as vítimas poderiam ser centenas", disse Trump. 

Você pode gostar