Entre os laureados, haverá um tributo póstumo ao empreendedor social, ator e produtor Fábio MateusDivulgação / PMN
Vários agraciados conviveram com Fábio Mateus, como o diretor de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura, o ator Thiago Cardoso, o ator e diretor Luiz Valentim, o diretor da Escola Municipal de Música Weberty Bernardino Aniceto, maestro Jorge de Paula, e o ator Fabrício Esteves.
Também serão laureados Zito, professor da Escola de Artes Plásticas da Secretaria Municipal de Cultura, a bailarina e empresária Márcia Fernandes, a superintendente municipal dos Conselhos, Inez Simpliciano, e a assistente técnica da Secretaria Municipal de Turismo, Rafaelle Vieira. As duas últimas são entusiastas da preservação da memória das artes e do patrimônio cultural material e imaterial.
25 anos dedicados à cultura
Fábio Mateus se destacou ao longo dos 25 anos de carreira por incentivar o teatro na Baixada Fluminense, produzindo e atuando em inúmeros espetáculos e também incentivando e lançando novos talentos da região. Mas há três anos voltou-se para o fomento ao audiovisual no território.
Ele fundou e era coordenador geral da EncontrArte Audiovisual até seu falecimento. O objetivo da instituição é oferecer aulas gratuitas de cinema aos jovens e adultos da periferia, prioritariamente da Baixada Fluminense, e possibilitar sua entrada nesse mercado de trabalho tão elitizado.
Nos últimos três anos, contribuiu ainda com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Mesquita, principalmente a comissão que executou a Lei Aldir Blanc no município e, antes de adoecer, para a realização da Lei Paulo Gustavo.
Em 2022, levou para a cidade de Nilópolis o projeto de grafite Baixada Arte Urbana (BAU), com 100 metros de arte mural, realizado por artistas da região. A obra enfeita uma parte do muro do Parque Natural Municipal do Gericinó Prefeito Farid Abrão. O trabalho foi resultado de um edital conquistado junto ao Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Cultura.
Durante 20 anos, Fábio Mateus foi um dos realizadores do Festival de Teatro EncontrArte, que reuniu grupos de todo o Brasil e até do exterior em apresentações na cidade de Nova Iguaçu e, em algumas edições, em outras cidades da Baixada Fluminense. Durante 13 anos a maratona teatral contou com o patrocínio da Petrobras.
O Festival EncontrArte promoveu 290 espetáculos, 32 oficinas de qualificação, 11 seminários e 51 honrarias a artistas e técnicos de renome nacional e também da Baixada Fluminense. Além disso, todas as ações foram oferecidas de forma gratuita para a população. O Festival contou com mais de 300 mil espectadores.
Fábio Mateus representava artistas e técnicos do Estado do Rio de Janeiro no Conselho Nacional de Comunicação Social do Congresso Nacional quando nos deixou. Também integrava a Associação Arcádia Iguaçuana dos Amigos das Artes.
A Câmara de Vereadores de Nilópolis fica na Rua Nicolau Cobelas, 1, no Centro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.