As crianças, 24 meninas e dois meninos, estudam balé com a professora Paloma RibeiroDivulgação / PMN
As crianças, 24 meninas e dois meninos, estudam balé com a professora Paloma Ribeiro, que estava acompanhada da diretora Adriana Diogo e também de pais e responsáveis. E a vice-prefeita de Nilópolis e secretária de Educação, professora Flávia Sardinha, sentou na primeira fila da arquibancada. Ela assistiu, aplaudiu e se emocionou.
“Tudo isso é muito emocionante, porque um dia foi um sonho que diziam que era uma verdadeira utopia. Mas hoje nossas crianças têm balé e estão sendo referência, se apresentando para outras crianças”, afirmou a secretária, agradecendo em seguida ao prefeito Abraãozinho e a todos que integram o projeto. “ Houve muito amor, carinho e dedicação ao longo desses anos, para que nossos alunos se sintam assim importantes, como eles são”, afirmou a secretária.
A professora Flávia Sardinha lembrou que as aulas são oferecidas em horário complementar nas unidades escolares da rede municipal. “ Tivemos uma ampliação nos últimos anos e atingimos 100% das escolas de ensino fundamental”, garantiu a secretária de Educação. Ela acrescentou que Nilópolis é uma das poucas redes municipais do Estado com projeto direcionado pela secretaria municipal de Educação que oferece balé nas escolas.
![As aulas são oferecidas em horário complementar nas unidades escolares da rede municipal - Divulgação / PMN](https://odia.ig.com.br/_midias/jpg/2024/10/24/whatsapp_image_2024_10_24_at_15_16_56__1_-34385865.jpeg)
“A apresentação foi linda. Esse trabalho começou em nossa escola no início de 2023”, recordou Adriana Diogo, diretora do colégio localizado no bairro Cabuís. “Do ponto de vista de nossa escola, o Arte Faz Parte contribui para a criança tenha uma infância feliz, guarde boas memória desse período e também tenha condições de desenvolver suas habilidades”, enumerou.
Irmão do ator e circense Marcos Frota, Luiz Frota recebeu todas as delegações das mais de 20 escolas do Rio, Nova Iguaçu, Queimados, Magé, Niterói, Maricá e outras cidades do Estado, além de Nilópolis. “Uma vez ao mês, na terceira quinta-feira do mês, realizamos o ‘Picadeiro Aberto’ e sempre proporcionamos a oportunidade de escolas municipais mostrarem seus espetáculos”, explicou.
![O evento fez parte da programação ?Picadeiro Aberto?, promovida mensalmente pela instituição Unicirco, mantenedora do circo - Divulgação / PMN](https://odia.ig.com.br/_midias/jpg/2024/10/24/whatsapp_image_2024_10_24_at_15_16_56__2_-34385852.jpeg)
Paulo de Barros e Calebe Cherole gostaram de se apresentar no Circo Marcos Frota com as colegas no espetáculo intitulado ‘ A Magia do Circo’. Isis Oliveira, com 5 anos assim como os companheiros de balé, disse que gostou de dançar e também de ver os números executados pelos circenses. “Preferi o trapézio”, assegurou.
A cuidadora de idosos Joani Jesus da Silva, mãe de Geovana, foi com o filho e a nora para assistir o grupo. “ Quis prestigiar a bailarina e a escola. Ficamos tão empolgadas que eu matriculei a Gio em uma escola regular de balé. Eu gostaria de ter feito quando era criança, mas não pude. Fico feliz de poder proporcionar isso a ela”, concluiu.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.