Os atores Angelo 'Mermãaao' Morse e Gabriela Linhares: presenças da cidade na festa junina do Campo de São BentoDivulgação
No último final de semana a festa no Campo de São Bento ficou lotada por vizinhança e convidados em todos os dias, com diversas opções gastronômicas, shows, circulação de famílias e muita animação. Também neste final de semana a festa junina aconteceu no Clube Central, além de diversos outros clubes, ruas e escolas.
Na Catedral de São João, no Centro, o feriado foi marcado pelo tradicional angu à baiana – seguido de uma procissão que percorreu algumas ruas no entorno da Catedral, na área central de Niterói. A Igreja São Judas Tadeu, em Icaraí, festejou a linda tradição de São João com o sorteio de um relógio no valor de 800 dólares, batidas, cachorros-quentes, pescaria e correio elegante – além de churrasquinhos e salsichões. Uma verdadeira quermesse para a vizinhança.
A atriz e gestora cultural Gabriela Linhares marcou presença em duas dessas festas: Campo de São Bento e São Judas Tadeu. “Nossas festas juninas são das celebrações mais populares do Brasil. São um exemplo perfeito de como a nossa cultura é rica e plural. Reúnem música, figurinos e comidas típicas, além de uma rica simbologia. Elas têm origem em celebrações da Idade Média, que se fundiram ao catolicismo, e aqui no Brasil incorporaram elementos indígenas e africanos. Como cada estado incorpora elementos próprios, os festejos ficam ainda mais próximos do povo”, explicou ela.
SINCRETISMO
O sincretismo religioso é o que permite que a data de 24 de junho seja celebrada pelo catolicismo e pelas religiões de matriz africana. Xangô, considerado pelas religiões de matriz africana como “divindade da justiça”, era o rei governante da cidade de Oyó. Na Umbanda, o orixá é considerado líder maduro, conhecedor do mal e do bem. Xangô é o Deus do fogo, representado pelas cores marrom e vermelho, e suas celebrações são marcadas pelas fogueiras. A festividade do orixá da justiça também é caracterizada como “festa da fartura”. Durante as comemorações, o milho é um dos principais ingredientes na culinária. Nos festejos são servidos pratos de gbègìrì, comida predileta de Xangô, e que possui ingredientes como o quiabo, azeite de dendê e camarão.
Em Niterói, para todas as religiões, a festa popular não para. Confira a programação.
SERVIÇO:
Festival de São João
Dias 24 (Dia de São João) - Na Praça da Catedral de São João Batista – Rua São João, Centro
Dia 30 - No Caminho Niemeyer – Rua Jornalista Rogério Coelho Neto s/n, Centro –Barraquinhas de comidas típicas a acontecerão as apresentações da quadrilha do Balão Dourado e os grandes shows com Ilmar Quintanilha, Gabriela de Sá e a banda Rosa de Saron.
Arraiá Sesc Niterói
Dia 29
Na sede do Sesc- Niterói – Rua Pe. Anchieta, Centro, das 15h às 19h. Ingressos entre R$ 2,00 e R$ 25,00. Também com outra forma para entrada: doação de 2Kg de alimento não perecível.
Festa de São Pedro de Jurujuba
De 28/6 a 02/07, com atividades a partir das 6h na Capela de São Pedro, Rua Carlos Ermelindo Marins, Jurujuba
Dia 28, das 18h às 2h – Barraquinhas, DJ e diversos shows
Dia 29 (Dia de São Pedro)
5h – Alvorada
6h – Missa Solene
9h – Missa Solene Campal com bênção das chaves
10h – Procissão Terrestre
11h – PROCISSÃO MARÍTIMA (com saída das embarcações do cais dos Pescadores locais, em Jurujuba, percorrendo a Baía de Guanabara e retornando ao cais)
12h – DJ e “Almoço do Pedrão”
14h – Santo Terço e Bênção
16h – Missa Solene
17h – Show Cultural com a Quadrilha do Céu
19h – Missa Solene e, logo após a tradicional QUEIMA DO QUADRO DE SÃO PEDRO
20h30 – DJ e diversos shows musicais
Dia 30, das 9h até meia noite
10h – Missa Solene
11h – Moto Procissão com Falcão Peregrino e Amigos com saída da Boa Viagem indo até Jurujuba
12h – DJ durante o “Almoço do Pedrão”, barraquinhas e show de rock
16h – Roda de Samba e outros shows musicais
JULHO
Festa de São Pedro de Itaipu
Dias 5, 6 e 7, a partir das 18h, na praia de Itaipu, com entrada gratuita
Arraiá do Corujão
Dias 4, 5, 6 e 7, a partir das 18, no Largo da Coruja – Rua Retiro Saudoso, Viçoso Jardim, com entrada gratuita
Arraiá do Sem Terra
Dias 12, 13 e 14, a partir das 19h – Travessa São José, Cubango. Entrada gratuita
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.