Ação Animal: desta vez a ação acontece em PendotibaReprodução
Com o objetivo de usar a tecnologia para promover segurança dos animais de Niterói, a Prefeitura promove a aplicação de microchips para identificar pets de toda a cidade. Desde 2022, a Ceda já registrou mais de cinco mil animaizinhos no serviço. É por meio dessa ação que são armazenadas informações sobre o tutor responsável, com referência e endereço, o histórico de vacinação do animal, dados sobre nascimento e eventual castração.
O coordenador da Ceda, Marcelo Pereira, explica como o dispositivo funciona. “Cada microchip tem um número único e, por isso, facilita encontrar o tutor caso o animal se perca. Do tamanho de um grão de arroz, os veterinários utilizam uma seringa própria para aplicar o dispositivo. O procedimento, que é indolor, não tem nenhuma contraindicação. Além disso, o microchip funciona por toda a vida do animal”, esclarece o coordenador.
Para acionar os microchips, é necessário usar um leitor específico de chips. Eles podem ser encontrados tanto no Centro de Castração de Animais Domésticos (CCPAD), ponto físico da Ceda, quanto em clínicas veterinárias. Em complemento a esse chip, os cães e gatos também têm direito a uma medalhinha com um QRcode para colocar na coleira. A medalha também terá as informações do pet e, caso esse animal for encontrado sozinho na rua, qualquer pessoa consegue escanear o código para localizar o tutor.
Para participar da iniciativa, que é voltada para moradores de Niterói, é só apresentar os documentos do tutor do animal e comprovante de residência e estar com o pet no local. O cadastro é feito na hora e são distribuídas 150 vagas para microchipagem, uma vaga por CPF.
SERVIÇO:
Horário: 9h às 13h
Evento gratuito
Local: Escola Municipal Diógenes Ribeiro de Mendonça
Endereço: Est. Caetano Monteiro, s/nº – Pendotiba
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.