Robótica: alunos de Niterói em destaqueVinicius Albuquerque
Os estudantes trabalharam na preparação do robô, que tem como principal função a medição de ruídos em decibéis. O projeto uniu a tecnologia com a sustentabilidade e, além de ferramentas importantes para o funcionamento, como os blocos NXT e motores NXT, o equipamento foi produzido com materiais recicláveis, como o papelão, e materiais escolares, como bolas de isopor.
O aluno Arthur Araújo, de 10 anos, é integrante da equipe e estudante da unidade, e explicou como funciona o equipamento: “O ‘Protótipo 1’ é um projeto voltado para o público infantil. Quando há ruídos acima de 50 decibéis, ele abre os olhos, fica irritado e faz careta. Quando está abaixo dos 50 decibéis, ele fecha os olhos e seu rosto volta ao normal”, contou.
A professora Evelyn Crespo, uma das coordenadoras do Clube de Robótica da unidade, destacou que o evento, além de incentivar a prática da robótica educacional, auxilia no desenvolvimento do trabalho em equipe e na socialização.
“A Mostra busca desenvolver a robótica educacional, é necessário entregar um projeto escrito juntamente com o protótipo. Os alunos, portanto, levam ideias de robôs que podem resolver problemas do cotidiano. O ‘Protótipo 1’ foi construído para combater a poluição sonora. Uma situação que pode afetar profissionais, que acabam se afastando dos seus trabalhos por problemas auditivos, ou até mesmo os próprios alunos. Muitos estudantes têm hipersensibilidade aos ruídos. Como não conseguimos ficar em uma sala de aula medindo os decibéis, o robô pode fazer este trabalho pelos humanos”, pontuou Evelyn.
Esta é a segunda vez que o Clube de Robótica da escola participa da Mostra Nacional de Robótica. Em 2021, os alunos se classificaram com o robô ‘Xô Covid’, criado para ajudar a escola no combate ao Coronavírus. Na ocasião, os estudantes ganharam bolsas de iniciação científica.
Competição
Nesta edição da Olimpíada, haverá, pela primeira vez, uma competição de Robótica Artística, onde os competidores irão programar robôs para dançar. Tanto os alunos, quanto o robô, poderão desenvolver uma coreografia conjunta. O figurino do protótipo também ficará sob responsabilidade das equipes.
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