Mona Vilardo: artista participa do evento domingo, na Biblioteca Parque de NiteróiDivulgação
Às 10h30, a programação inicia com a contação de história da autora Débora Moreno. A escritora, artesã, bonequeira, palestrante e contadora de histórias tem mais de 12 livros publicados e encanta as crianças com suas histórias.
A programação segue às 11h30, com o show do livro “50 sons de crônica”, com a autora e cantora Mona Vilardo, acompanhada por Leandro Junior no violão. O show é inspirado em seu livro de crônicas, que reúne reflexões e memórias que dialogam com canções que estão no imaginário popular.
À tarde, as atividades seguem com oficinas sobre escrita, publicação e o ofício do escritor.
Às 13h, Amanda Almeida, escritora imortal da Academia Fluminense de Letras, Mestre em Letras e idealizadora do coletivo Gente Formando Gente, promove a Oficina de Escrita Criativa, convidando os participantes a desenvolver sua criatividade através da escrita, inventando e criando novos mundos, para explorar as infinitas possibilidades que a literatura pode proporcionar.
Também às 13h, a contadora de histórias e criadora do programa Constelário de Histórias, Daniella D`Andrea, ministra a oficina Viagem à Terra do Encontro, para todos que estejam interessados em desenvolver processos criativos a partir da literatura oral. A proposta é compartilhar alguns fundamentos dos contos. “A intenção é sensibilizar para a construção de uma narração própria a partir da recordação de experiências pessoais significativas que se conectam com esse material, tesouro vivo da humanidade que atravessa tempo e culturas”, diz a narradora.
A programação encerra com oficinas sobre poesia e a contação de história na atualidade.
Às 14h, a oficina Tocando a Lira - as possibilidades da publicação de poesia para além do livro, sobre a diversificação do alcance da poesia em diversos meios de divulgação, como os saraus e o ambiente virtual, com a jornalista Evelyn Murad e participação do autor e editor Marcelo Aceti.
A oficina O Desafio do Contador de Histórias nos Tempos Atuais, com a professora, bibliotecária e escritora Regina Abrunhosa, apresenta dicas e exemplos de uso de novos recursos para criar um espaço de ambientação da escuta, valorizando a narração oral e preservando a memória e cultura.
Confira a programação:
Evento: Arte Na Rua - Niterói Arte e Poesia
Sábado, 31 de agosto de 2024
Horário: 10h às 15h
Local: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, S/N - Centro, Niterói
Atração: Débora Moreno - Contação de Histórias
Horário: 10:30 horas
Atração: Show com o livro “50 tons de crônica” da autora Mona Vilardo acompanhada por Leandro Junior no violão
Horário: 11:30 horas
Horário: 13 horas
Atração: Daniella D' Andrea em Oficina Viagem à Terra do Encontro: criação de histórias a partir da estrutura de um conto de tradição oral
Horário: 13 horas
Atração: Oficina Tocando a Lira - as possibilidades da publicação de poesia para além do livro
Apresentação: Evelyn Murad - Jornalista Responsável pela Lira
Participação: Marcelo Aceti - Escritor, editor e curador literário da Lira
Horário: 14 horas
Atração: Oficina com Regina Abrunhosa - O desafio do contador de histórias nos tempos atuais
Horário: 14 horas
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.