Trio Minuetto: apresentação grátis no auditório do Museu de Arte ContemporâneaDivulgação
“De origem francesa, o minueto é uma dança composta em compasso ternário (como as valsas) e caracterizada pela elegância e delicadeza dos movimentos”(Cadernos de Música, EBC Rádios).
A formação instrumental constituída por dois violinos e viola revela possibilidades timbrísticas e estilísticas plurais e sonoridade ímpar. Enquanto o repertório para a clássica formação de quarteto de cordas se mostra rico em quantitativo de obras e destacado enquanto qualidade composicional, o trio resultante da ausência do violoncelo impõe aos executantes um dedicado trabalho de pesquisa e comissionamento de repertório. Surge, neste contexto, a proposta artística do Trio Minuetto ao explorar texturas muito particulares encerradas em distintas proposições de repertório, buscando alternativas criativas à consolidada literatura existente para quarteto de cordas.
Na formação em questão, a viola assume, na maior parte do tempo, a função da voz mais grave enquanto os dois violinos propõem uma bela fusão de timbres que destacam as matizes sonoras de cada instrumentista. O conjunto instrumental em questão permite adaptações de obras para formações que contemplam tessituras similares, em abordagens características do idiomatismo de um trio de cordas. Violino e viola caracterizam-se também pela perspectiva de sons múltiplos, ampliando o alcance harmônico vislumbrado para um trio de instrumentos caracteristicamente melódicos.
O Trio Minuetto tem por objetivos focais a difusão da música brasileira numa perspectiva camerística e original, bem como formação de plateia, orientada sobretudo por ações educativas e sociais.
Por meio de arranjos e adaptações, bem como comissionamento de novas obras musicais, o Trio busca fomentar a produção para o referido trio, revelando possibilidades artísticas diferenciadas, seja a compositores, arranjadores e instrumentistas interessadas por tal formação.
Constituem o Trio Minuetto os violinistas Thiago da Costa e Dalibor Svab e o violista Carlos Tavares, expoentes da nova geração de instrumentistas brasileiros, atuantes nas principais.
SERVIÇO:
Data: 18 de setembro (quarta-feira)
Horário: 18h
Duração: 60 min
Classificação etária: Livre
Valor: Gratuito
Local: Auditório do MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem - Niterói
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.