Niterói: município ofereceu muitas vagas de emprego, diz estudo da FirjanAlex Ramos
(+188). Dos municípios que compreendem a região, Niterói (+679) foi o que registou o maior número de novos postos de trabalho, ficando na quarta posição no ranking estadual.
Os dados do levantamento foram obtidos a partir de informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que apontaram crescimento na geração de emprego em todo o estado no mês de agosto. “Niterói se consolida como o município com maior empregabilidade na região tendo em vista os potenciais que oferece. Em uma análise geral, percebemos que esses bons índices se repetem nas demais cidades do Leste”, destacou o presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Guadagnin.
No mês de agosto, cinco dos 16 municípios da região: Niterói (+679), São Gonçalo (+554), Rio das Ostras (+277), Maricá (+195) e Araruama (+194), se destacaram com o maior número de oferta de vagas formais.
Das vagas por setores, as oportunidades em Serviços foram distribuídas, em maior parte, para ocupações nas áreas de Educação, Atividades de Atenção à Saúde Humana, Transporte Terrestre, Serviços de Arquitetura e Engenharia, Atividades de Organizações Associativas e Alimentação. No Comércio, se destacaram as contratações para o Comércio Varejista, Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas e Comércio por Atacado.
Com o resultado de agosto, o estado do Rio acumulou 119.794 novos empregos formais, e o saldo de janeiro a agosto está 14,4% acima do observado em igual período de 2023 (+104.754). Nesse recorte, o setor de Serviços se destaca com 80.262 novos empregos, seguido pelo setor industrial (+36.148), pelo Comércio (+1.234) e pela Agropecuária (+1.055). O Comércio inclusive, reverteu o quadro observado nos últimos meses e apresentou saldo positivo no acumulado do ano pela primeira vez em 2024.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.