Niterói: evento "Clima de Entregas" aconteceu no Centro EcoCultural Sueli Pontes, no Parque Orla PiratiningaDivulgação
O prefeito de Niterói, Axel Grael, enfatizou a urgência de se discutir as questões climáticas, que já afetam a realidade das cidades.
O secretário do Clima, Luciano Paez, destacou a importância da parceria entre o poder público e a população.
"As mudanças climáticas são uma realidade que já afeta as cidades. Niterói tem se destacado globalmente ao unir ações de compensação de emissões de carbono com programas sociais, mostrando como a justiça climática pode ser concretizada nas comunidades vulneráveis", afirmou Paez.
Entre as ações apresentadas no evento, foram destacadas a entrega do Cartão Arariboia Clima aos moradores do Preventório que participaram do Programa Social de Neutralização de Carbono, a entrega de certificados às empresas que participaram da segunda edição do Programa de Certificação em Boas Práticas em Neutralização de Carbono, e a apresentação da segunda edição do livro "Uma Cidade Amiga do Clima: Niterói e a Neutralização de Carbono".
Guilherme Sirkis, representante do Centro Brasil no Clima, parabenizou Niterói pelas iniciativas pioneiras.
"O que está sendo feito aqui é um exemplo para o país. Niterói está inspirando outros governos municipais e estaduais, mostrando soluções eficazes para os desafios ambientais, especialmente em relação à Amazônia", comentou Sirkis.
Boas práticas – Durante o evento, também foram entregues os certificados de Boas Práticas em Neutralização de Carbono para 35 empresas e associações da cidade. O programa, em parceria com a Controladoria Geral do Município (CGM), visa certificar instituições que adotam práticas sustentáveis que contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa e foi premiado com o primeiro lugar na categoria “Inovação na Gestão” do Prêmio Robert Gray de Sustentabilidade Ambiental.
Moeda Arariboia Clima - Além disso, 40 moradores do Preventório receberam a Moeda Arariboia Clima, um crédito financeiro que premia ações de redução de emissões de CO2. O valor do crédito varia entre R$ 250 e R$ 750, e os moradores que atingiram metas de redução de CO2 em suas residências foram os primeiros a receber o benefício.
Livro – A cerimônia de Certificação também marcou o lançamento da segunda edição do livro "Uma Cidade Amiga do Clima: Niterói e a Neutralização de Carbono", que compartilha as experiências e resultados das ações ambientais de Niterói.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.