Niterói: Terminal Sul tem ampliação da capacidade dos ônibus e passa a operar com 3 baias Lucas Benevides

Niterói - A Prefeitura de Niterói reabriu, neste sábado (14), o Terminal Sul, localizado em uma das principais avenidas do Centro. O local teve sua capacidade ampliada em 50%, passou a contar com uma terceira plataforma e impacta 23 linhas de ônibus que circulam pela região.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou as melhorias que o Centro vem recebendo:

"Fizemos, hoje, a reabertura da entrada dos ônibus aqui no Terminal Sul, em frente à Praça Arariboia. Há poucos dias, inauguramos a Praça, que está linda, e agora estamos entregando a parte viária desse terminal. Os ônibus já podem passar por aqui e vão desafogar o trânsito nas vias paralelas", explicou o prefeito.

O Terminal Sul, localizado na Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro, ficou fechado por pouco mais de um mês para obras de ampliação. Os pontos em frente à antiga loja da Leader (atual Loja Torra) e junto à Praça Arariboia serão desativados, e os ônibus passarão a parar no terminal para acessar a faixa da esquerda do novo corredor da Avenida Visconde do Rio Branco.

O secretário de Mobilidade e Urbanismo, Renato Barandier, ressaltou que essa é mais uma importante entrega para a população, com melhorias ainda por vir:

"Por enquanto, é uma etapa viária que estamos entregando aqui no Terminal Sul. É uma ampliação de 50% da capacidade. Esse terminal tinha duas plataformas e passou para três. Com isso, ganhamos uma maior capacidade para receber mais passageiros e mais ônibus. Também reduzimos o conflito viário entre pessoas, carros e ônibus, melhorando a mobilidade. Entramos agora na etapa final, que inclui a sinalização completa, abrigos, bancos, lixeiras, bicicletários e paraciclos para que o terminal funcione plenamente. Porém, desde agora, os impactos na mobilidade e no trânsito já podem ser percebidos", destacou o secretário.

As alterações provocadas pelo fechamento do Terminal Sul impactaram a circulação de 23 linhas de ônibus. A Prefeitura de Niterói está investindo quase R$ 90 milhões para transformar toda a Avenida Visconde do Rio Branco e a orla da região central da cidade.

Além do prefeito e do secretário, participaram da abertura das vias do terminal a diretora da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), Leila Figueiredo, que representou o presidente Antônio Lourosa, o subsecretário de Urbanismo, Fabrício Arriaga, e operadores da NitTrans, que atuaram na operação de reabertura das vias e no monitoramento do tráfego no local.
Reurbanização - A reurbanização da Avenida Visconde do Rio Branco incluiu a expansão, agora concluída, do Terminal Sul. Antes dos aterros realizados no local, principalmente na década de 1970, o mar chegava até a avenida. A antiga orla se deteriorou, e a Baía de Guanabara ficou mais distante. Agora, por iniciativa da Prefeitura, a orla está sendo revitalizada e ganhando novas funcionalidades.

No trecho norte da avenida, o projeto incluiu o entorno do Mercado São Pedro, a implantação de baias e novos pontos de ônibus no canteiro central, além de ciclovia, paisagismo e arborização. Na Praça Arariboia, houve a desobstrução e ampliação do espaço para as laterais norte e sul da Estação das Barcas, com tratamento paisagístico e espaços de contemplação para a Baía de Guanabara.

As obras também requalificaram as vias no entorno da Concha Acústica, o acesso de entrada do Campus Gragoatá da UFF e a Rua Coronel Tamarindo. As intervenções chegaram até a praça em frente ao Castelinho e outra em frente ao Clube Gragoatá.

Ampliação do bicicletário - A Prefeitura de Niterói iniciará em breve a ampliação do Bicicletário Arariboia. O número de vagas para bicicletas no local passará de 446 para 960. O equipamento também ganhará dispositivos para carregamento de bicicletas elétricas. O investimento total na obra é de R$ 1,1 milhão. O bicicletário é gerido pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta e conta atualmente com 18 mil usuários cadastrados.