Niterói: as aulas serão ministradas por oficineiros e professoresBruno Eduardo Alves
O Quarta Presente na Escola foi dividido em quatro eixos: Letramento, Matemática, Arte e Cultura, Esporte e Movimento. A cada semana, um deles irá atuar na unidade, construindo uma ação diversificada, ampliando a vivência cultural dos estudantes e trabalhando as competências como estratégia de reforço. As aulas serão ministradas por oficineiros e professores. A iniciativa teve início em 12 unidades da rede municipal, no horário de planejamento dos professores, das 10h às 12h e das 15h às 17h.
O prefeito Rodrigo Neves comemorou o início do programa, que beneficiará todos os estudantes do Ensino Fundamental a partir do segundo semestre deste ano.“Começamos o Quarta Presente na Escola hoje. É uma vitória! Após 25 anos, agora todos os estudantes do 9º ano do ensino fundamental ficam o turno completo e não precisarão ser dispensados mais cedo. É uma conquista histórica”, afirmou o prefeito.
A ampliação será gradativa. Em março será a vez das turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. O programa será ampliado a toda a rede municipal de educação, que é composta por 98 escolas com cerca de 30 mil alunos. "O Quarta Presente na Escola é um avanço significativo para a educação municipal, pois garante que nossos alunos tenham acesso a atividades enriquecedoras, enquanto asseguramos um tempo essencial para os professores", destacou o secretário municipal de Educação, Bira Marques.
Quarta-feira com muitas atividades - A estudante Ana Beatriz da Silva aprovou as atividades culturais que aconteceram nesta quarta-feira na Escola Municipal Altivo César, onde participou de uma oficina de produção de histórias em quadrinhos. "Para quem não tem condições de ver a cultura em outro lugar e querem estudar mais um pouco, é muito bom que a escola consiga proporcionar isso para os alunos. Bom para quem gosta de ler, ver imagens e artes. É muito incrível", destacou a aluna. Já o aluno da Escola Municipal Rachide da Glória Salim Saker, Guilherme Marins participou das atividades de Linguagens."Agora vamos sair um pouco mais tarde nas quartas. Vamos ter a oportunidade de estudar mais português, conhecer mais o esporte e várias outras temáticas, saindo daquela rotina que a gente já estava acostumado de ir embora cedo. Começamos o ano muito bem, e que seja um ano letivo de muitas oportunidades para a gente", disse Guilherme.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.