Após temporal, moradores flagram tromba-d'água no rio Amazonas

De acordo com o Inep, o fenômeno não tem força suficiente para causar grandes estragos

Por tamara.coimbra

Amazonas - Após uma forte chuva que atingiu o município de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, na manhã desta terça-feira, moradores se surpreenderam com o flagrante de uma tromba-d'água que surgiu no meio do rio Amazonas. Testemunhas registraram o fenômeno por meio de imagens.

Tornado destrói casas e deixa pelo menos dois mortos no Oeste de SC

Tromba-d'água é vista no rio Amazonas, em ParintinsDivulgação

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), uma tromba-d'água é um tornado que se forma sobre uma superfície líquida. Na ocasião, o fenômeno captura a umidade e segue rumo ao continente, sendo que grande parte surge a partir das nuvens pesadas das tempestades. Para que aconteça, correntes de ar quente devem carregar bastante umidade para camadas mais altas da atmosfera.

Ainda de acordo com o Inpe, a tromba-d'água não tem força suficiente para causar grandes estragos, pois os ventos, geralmente, não ultrapassam 60 km/h.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia