Por victor.duarte

Santa Catarina - O tornado que atingiu o município de Xanxerê, em Santa Catarina, nesta segunda-feira, afetou pelo menos 10 mil pessoas, segundo informações da Defesa Civil do Estado.

LEIA MAIS: Tornado destrói casas e deixa pelo menos dois mortos em Santa Catarina

Mais de mil pessoas estão desabrigadas e um balanço preliminar informa que 2,6 mil imóveis foram afetados. A Defesa Civil divulgou também que mais de 300 pessoas receberam atendimentos médicos e 120 foram hospitalizadas.

Tornado atingiu sete bairros da cidade de Xanxerê%2C em Santa CatarinaDefesa Civil de Santa Catarina / Divulgação

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o Secretário Adjunto de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, visitaram as áreas mais afetadas pelo tornado. O número de desalojados está sendo levantado.

Os moradores estão recebendo rolos de lonas, 570 kits de acomodação, 630 colchões e 300 cestas básicas. Além disso, prefeitura do município de Jaraguá do Sul, enviou colchões e cobertores para ajudar as vítimas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou na manhã desta terça-feira que se tratava de um tornado. Meteorologistas do instituto relataram que o fenômeno deve ficar entre as escalas F2 e F3, pelas imagens disponíveis. A escala de classificação começa em 65 km/h e chega a mais de 500 km/h. O F0 é o mais fraco e o F5 é considerado o mais forte.

Com informações da Agência Brasil e iG


Você pode gostar