Por fernanda.macedo

Brasília - No dia em que o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Carlos Sampaio (SP), anunciou que tem o apoio da bancada tucana para pedir o impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva postou um vídeo em que aparece malhando, para mostrar que está em ótima forma física. E, sua pressão, em 12 por 7.

Com apenas duas horas no ar, as declarações de incentivo à prática de exercício foram vistas por meio milhão de pessoas e compartilhadas por quase oito mil. Nos comentários, o petista recebeu apoio para voltar a concorrer às eleições em 2018. Em 2011, Lula enfrentou um câncer na laringe e, no início de 2015, surgiram rumores de que outro câncer aparecera no pâncreas — informação negada por ele.

Entre um aparelho e outro, o ex-presidente conta que resolveu gravar o vídeo “como uma contribuição às pessoas” e que começou “andando a um (minuto) por hora” e hoje está “andando uma hora quase todo dia”. “Estou andando três minutos e correndo um minuto a dez quilômetros por hora durante uma hora. Parece pouco, mas pra um velhinho como eu, está de bom tamanho”, diz, bem-humorado. O petista tem 69 anos.

Sem citar o tratamento a que se submetera, ele afirma que com os exercícios recuperou a mobilidade e o peso. A mensagem animou petistas. “É um bom conselho de um grande líder que conhece o Brasil”, afirmou o líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), acrescentando: “O Lula está sempre tinindo pra qualquer parada. Para agora e para 2018.”

Líder do PSDB, Sampaio preferiu não ver gesto político no vídeo. Ao DIA, disse que fica feliz em saber que Lula está bem. “Que Deus o ajude”, afirmou. Também negou a versão divulgada ontem à tarde de que na quarta-feira, com o ‘ok’ de Aécio Neves, presidente do partido, protocolaria o pedido de afastamento de Dilma. “Não quero estabelecer um prazo, talvez uma semana, pois teríamos de contratar pareceres dos juristas que já se mostraram favoráveis. O importante é que a bancada está fechada nesta posição.” 

“Quem tem formação democrática não entra nesta aventura de parte do PSDB e de uma direita que sustentou a ditadura militar”, respondeu Guimarães.

Leia mais: Dilma Rousseff corta açúcar e farinha branca e seca 10 kg

Você pode gostar