Rio - As pessoas adoram comprar, mas detestam quando alguém lhes “vende” algum produto. Os clientes devem receber estímulos que encantem e despertem desejo, tornando o ato da compra uma experiência estimulante. Essa sensação pode ser mantida quando uma loja sai do ambiente virtual para o físico?
O primeiro passo é planejar o layout da loja, pesquisando as mais novas tendências de mercado.
Tudo isso, é claro, associado a uma excelente equipe, bem treinada e atenciosa. O bom atendimento transformará seus clientes da loja física em verdadeiros fãs que recomendarão seu produto para terceiros.
Para obter mais informações, ligue para Central de Relacionamento do Sebrae, no 0800 570 0800.
Por Cezar Vasquez
PERGUNTA E RESPOSTA
“Tenho uma loja virtual de bijuterias que faz muito sucesso, mas quero abrir uma unidade física. Quais são os cuidados que devo tomar?”
Luisa, Flamengo
Prezada Luisa, a decisão de abrir uma loja física requer bastante planejamento e um posicionamento de marca bem estruturado para que você possa executar os investimentos de maneira mais segura. Entender bem o perfil do seu público e como, o que e por meio de quais canais ele consome (internet, loja multimarcas, ponto de venda próprio) são fatores relevantes no processo de mudança do seu modelo de negócios.
Uma boa dica é, antes de investir em um ponto, testar o produto em feiras de moda, que ocorrem mensalmente em diversos locais da cidade. Por meio do contato direto com o cliente será possível perceber como o produto está sendo aceito. Apesar de a internet ser uma ferramenta de vendas excepcional, somente no mundo real é que conseguimos perceber as emoções do cliente. Após este “test-drive”, os empresários, em geral, se sentem mais seguros em investir em uma loja física, pois saberão um pouco mais sobre os seus desafios futuros.
Tendo um posicionamento da sua marca, fica mais fácil definir onde será o seu ponto de venda, pois a localização é um dos fatores mais relevantes nesse processo de decisão. Os aspectos que influenciam a escolha estão diretamente ligados ao perfil do seu cliente. Se o seu produto é mais popular, a proximidade a lugares com grande concentração de pessoas — como escolas, bancos e academias de ginástica — é um atrativo para a clientela.
Mas, se o seu produto é de uma linha mais sofisticada e você tem recursos para investir, o shopping center pode e deve ser considerado. Os gastos com uma loja nesses centros comerciais sempre são mais elevados, mas os resultados acabam sendo mais rápidos e lucrativos.
Resolvida esta questão, você deve concentrar seus esforços na montagem do empreendimento e criar estratégias para transformar seu ponto de venda em um ponto de compra. Boa sorte!
Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras