Por tamara.coimbra

EUA - O ator Harrison Ford, de 72 anos, comunicou à torre de emergência, pouco antes de seu avião fazer um pouso forçado, que o motor da aeronave havia falhado e solicitou um retorno de emergência ao aeroporto. Em um áudio publicado pelo site TMZ e reproduzido pela CNN, o artista estava aparentemente calmo quando fez o comunicado.

Ao que tudo indica, o ator não teria conseguido fazer o retorno e teve que fazer uma aterrissagem forçada. Harrison Ford tentou pousar em um campo de golfe em Venice, Califórnia, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira.

Ator Harrison Ford sofre acidente de avião nos Estados Unidos

De acordo com a rede de TV KTLA, testemunhas teriam visto Ford sair do avião com o rosto coberto de sangue. segundo o TMZ, o ator teria sofrido cortes na cabeça e foi atendido por médicos que estavam no campo de golfe no momento da queda da aeronave.

Harrison Ford se envolveu em um acidente aéreo na Califórnia e está fora de perigoReuters

Uma equipe de emergência levou o ator para um hospital, de acordo com o site. A agência Reuters divulgou imagem do avião bastante danificado após o acidente no campo de golfe.

Segundo a agência EFE Ford caiu com uma pequena aeronave e se chocou contra uma árvore no campo de golfe de Penmar, na cidade de Venice, muito perto do aeroporto de Santa Mónica, de onde tinha decolado minutos antes. O motor da avião, um modelo que era utilizado para o treinamento de pilotos na Segunda Guerra Mundial, falhou após a decolagem e o ator foi obrigado a fazer uma aterrissagem de emergência.

Harrison Ford tinha como um de seus hobbies pilotar aviões de pequeno porte. Esta não é a primeira vez que o ator sofre um acidente aéreo. No ano 2000, um pequeno avião pilotado por Ford caiu em Lincoln, no estado de Nebraska, mas o intérprete de Indiana Jones não sofreu ferimentos. Também se envolveu em outro acidente em outubro de 1999, quando participava de um voo de treinamento com um helicóptero e teve que fazer um pouso de emergência. A aeronave acabou virando ao tocar o solo, mas Ford e seu instrutor saíram ilesos desse incidente.

Fora de perigo

O ator Harrison Ford está fora de perigo depois que se acidentou nesta quinta-feira. "Sofreu algumas pancadas e está sendo atendido no hospital. No entanto, os ferimentos que apresenta não colocam sua vida em perigo e espera-se que se recupere completamente", explicou sua representante, Ina Treciokas, em comunicado.

Ford, que estava "alerta, consciente, e respirando" durante a chegada das equipes de emergência, se recupera agora no hospital Cedars-Sinai. No centro médico, seu filho Ben Ford escreveu no Twitter uma mensagem na qual explica que o ator está bem, apesar dos machucados.

Avião em que Harrison Ford pilotava ficou bastane destruído Lucy Nicholson / Reuters

"Meu pai está bem. Machucado, mas bem. Ele é exatamente o homem que você imagina que é. Ele é um homem incrivelmente forte", disse.

Anteriormente, em entrevista coletiva realizada no local do acidente, as autoridades explicaram que os ferimentos do piloto, cuja identidade não foi revelada por respeito às leis de privacidade, eram de "leve a moderado". Ford estava sangrando e apresentava cortes na cabeça ao ser atendido no campo de golfe após o acidente, que aconteceu por volta das 14h24 locais (16h24 de Brasília).

"Cheguei quando já tinham transportado Ford, mas sei que sofreu ferimentos na cabeça e que dois médicos que estavam no campo de golfe foram os primeiros a prestar atendimento", disse o comissário da cidade de Santa Mónica, Phil Brock.

O acidente de Ford com o pequeno avião aconteceu poucos instantes após a decolagem, afirmou um porta-voz da Administração Federal de Aviação (FAA) à emissora "NBC".

Com informações da EFE

Você pode gostar